Itaporã: R$11 milhões em saneamento garantidos

Recursos serão utilizados em obras do sistema de esgotamento sanitário
16/09/2019 07:34:21

Sanesul está construindo a Estação de Tratamento de Esgoto com a capacidade de tratar até 20 litros de esgoto bruto por segundo

R$ 11 milhões para obras de saneamento em esgoto em Itaporã, onde a Sanesul está operando o sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, estão garantidos. O recurso é proveniente do programa ‘Avançar Cidades – Seleção Contínua’, viabilizados pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) junto à Caixa Econômica Federal.

O investimento será para a execução de 35km de rede coletora e 2.073 ligações domiciliares de esgoto, entre outras obras complementares do sistema de esgotamento sanitário.

“Estamos vivenciando um marco na historia de Itaporã no que diz respeito a saneamento básico. Em 2012, havíamos pleiteado esses recursos para o município e grande foi nossa alegria saber que Itaporã obteve aprovação no projeto de saneamento Avançar Cidades, que destinou recursos através de uma parceria município, Governo do Estado/Sanesul e União”, destaca o prefeito do município Marcos Pacco.

O prefeito ressalta ainda que o investimento é resultado de um bom trabalho. “Finalmente estamos colhendo os frutos do que plantamos naquele ano. As obras começam a sair do papel, haja vista que a Sanesul já adquiriu uma área em Itaporã, onde está construindo uma nova estação de tratamento de esgoto, dado a grandiosidade do projeto que vai atender cerca de 80% da demanda de esgoto em toda a cidade”.

Para o chefe do Executivo esta ação é mais uma grande conquista, sobretudo, pela importância do esgoto para a população, pondo fim às fossas e tornando a cidade mais limpa, com menos doenças e, consequentemente, ganhando na melhoria da qualidade de vida. “É uma obra significativa, nos deixa gratos, sobretudo, por saber que o Governo do Estado tem demonstrando uma grande atenção com o nosso município”, disse ele.

O Diretor de Administração e Finanças da Sanesul, André Luis Soukef Oliveira, também comenta os recursos garantidos para o município. “Itaporã está recebendo um grande investimento para ampliar a cobertura de esgotamento sanitário com as redes e ligações domiciliares que serão feitas. A falta de saneamento gera inúmeros problemas de saúde e é por isso o Governo do Estado, por meio da Sanesul, está viabilizando recursos para que todas as cidades operadas sejam contempladas. Há um apelo mundial para que as cidades tenham 100% de coleta e tratamento de esgoto, e aqui em MS o poder público tem essa conscientização. Não há desenvolvimento sustentável sem saneamento”, falou o diretor.

O prefeito deverá assinar o contrato de liberação de recursos em um evento oficial, previsto para acontecer nos próximos dias em Campo Grande.

Obras em execução - Além desses recursos, a Sanesul está construindo a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com a capacidade de tratar até 20 litros de esgoto bruto por segundo. A obra está em fase inicial e o sistema de tratamento será através de Reator UASB. A estação é projetada para atender o crescimento populacional do município nos próximos anos.