Governo e Sanesul estiveram em Rio Brilhante visitando obras do governo presente

Comitiva do governo do estado esteve na cidade entregando obras, anunciando investimentos, visitando o canteiro de obras da Sanesul e a estação e tratamento que passa por ampliação
30/09/2021 15:10:52

Estação de Tratamento de Esgoto está sendo ampliada, aumentando a sua capacidade de tratamento para atender toda a demanda da cidade.

O diretor presidente da Sanesul Walter Carneiro Jr. esteve hoje em Rio Brilhante participando da agenda do governo presente com o governador Reinaldo Azambuja e o secretário de infraestrutura Eduardo Riedel, entregando investimentos para o município e fazendo visitas técnicas nas obras de saneamento que a Sanesul está executando.

“Nós estivemos na Estação de Tratamento de Esgoto onde estamos aumentando a sua capacidade para atender toda a demanda da cidade. É uma estação pulmão que vai recebe os efluentes de todos os imóveis. Aqui em Rio Brilhante também acompanhamos a implementação da rede de esgotamento sanitário em mais de 20 km e 1.480 ligações que estão sendo implementadas na cidade. Temos 7 milhões de reais sendo investidos neste momento na cidade”, explicou Walter Carneiro JR.

A ampliação da ETE faz parte de um pacote de obras que foi garantido em convênio com a Funasa, é uma frente de trabalho que está com 54% das obras concluídas. “A Sanesul continua exercendo o seu papel que é levar qualidade de vida para a população. Toda a nossa equipe está empenhada nessa expansão e na universalização do esgotamento sanitário. É a nossa meta, é aonde a gente persiste chegar o mais rápido possível para que o Mato Grosso do Sul seja o primeiro estado do Brasil a universalizar o esgotamento sanitário”, explicou o dirigente da empresa.

O diretor apresentou as obras para ao governador junto e as demais autoridades, e com o prefeito municipal Lucas Foroni que destacou a importância do apoio do governo para o desenvolvimento do município. “Mais uma vez o governador Reinaldo está conosco falando sobre investimentos, a universalização do tratamento do esgoto e o fornecimento de água tratada para a nossa cidade.

Comitiva do governo do estado fez visitas técnicas nas obras de saneamento que a Sanesul está executando.

É um momento importante ter o governo presente. Estamos andando por Rio Brilhante e vendo as obras acontecerem nos bairros. É uma forte parceria construída e acredito que na história da cidade Rio Brilhante nunca tivemos um governador tão presente. Como rio-brilhantense, como chefe do executivo, fica o nosso agradecimento”.

Em 2019, o município também foi contemplado com recursos na segunda etapa do programa Avançar Cidades (convênio da Sanesul com a Caixa Econômica) num total de R$ 10,9 milhões. Esse recurso será utilizado na expansão da rede coletora e ligações de imóveis a fim de universalizar a cobertura para todos os moradores. Parte das obras está em execução e foi visitada hoje pela comitiva do governo, a outra etapa de obras passa pelo processo de licitação.

Para o governo do estado, a parceira que é construída com os municípios é o caminho ideal para mobilizar bons investimentos e aplicar recursos no momento certo, onde é mais necessário, junto com as secretarias estaduais.

“Estamos ampliando a rede, fazendo novas ligações e vamos atingir a universalização, o que significa que Rio Brilhante terá 100% de coleta e tratamento do seu esgoto doméstico, e vamos devolver esse esgoto tratado ao meio ambiente sem perigo de contaminação. É um bom investimento para a saúde de Rio Brilhante e a gente fica muito feliz de compartilhar isso com os moradores. Estamos aqui com Waltinho, presidente da Sanesul e toda a equipe, muito satisfeitos com tudo que está em andamento. A parceria que nós construímos com os municípios, que leva a totalidade de esgotamento, é muito importante. É saúde, é qualidade de vida, é investimento na cidade de Rio Brilhante, e nós, eu e o prefeito, estamos aqui para compartilhar isso com cada um de vocês”, agradeceu o governador Reinaldo Azambuja.

Na atual gestão do governo do estado está sendo investido R$ 24,1 milhões de reais em saneamento na cidade de Rio Brilhante.