Aral Moreira terá mais de R$ 7 milhões em obras de água tratada e esgotamento sanitário

A ordem de serviço para o início das obras de saneamento foi assinada na tarde desta quarta-feira pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Walter Carneiro Júnior.
24/02/2022 16:48:10

Walter Carneiro Júnior e Reinaldo Azambuja assinam ordem de serviço

A cidade de Aral Moreira, na fronteira com o Paraguai, terá mais de R$ 7 milhões em obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água tratada.

A ordem de serviço para o início das obras de saneamento foi assinada na tarde desta quinta-feira (24) pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Walter Carneiro Júnior.

No total, serão investidos R$ 6,5 milhões na ampliação da rede de esgoto do município e outros R$ 550 mil na setorização do sistema de água tratada– investimento na qualidade do sistema para combater o desperdício do produto.

Com recursos próprios da Sanesul por meio do programa Avançar Cidades, os investimentos visam levar melhor qualidade de vida para os moradores de Aral Moreira  --   49ª cidade a ser visitada pela ‘Rota do Saneamento’, que desde julho do ano passado vem percorrendo o Estado entregando importantes obras de saneamento por determinação do governador Reinaldo Azambuja e do secretário Eduardo Riedel (Infraestrutura).

O evento contou ainda com a presença dos prefeitos Alexandrino Arevalo Garcia (Aral Moreira) e Hélio Peluffo Filho (Ponta Porã), do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa, secretários Eduardo Riedel (Infraestrutura) e Geraldo Resende (Saúde), vereadores, secretários municipais, dos diretores da Sanesul, Helianey Paulo da Silva (Engenharia e Meio Ambiente) e Onofre Assis de Souza (Comercial e de Operações), e funcionários da unidade da Sanesul local.

Ao falar sobre os investimentos, Walter Carneiro Júnior fez questão de destacar o esforço e a dedicação dos funcionários da unidade local da Sanesul, assim como os integrantes da diretoria que também têm acompanhado a Rota do Saneamento nos 68 municípios nos quais a empresa mantém a concessão dos serviços públicos.

O governador Reinaldo Azambuja reafirmou seu compromisso de entregar todas as obras de infraestrutura contratadas, além dos investimentos em outros setores da administração pública visando dar continuidade ao planejamento estratégico de levar o desenvolvimento socioeconômico a cada região.

Walter Carneiro Júnior disse que o Governo e a Sanesul estão executando importantes obras de ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário rumo a meta de univeralização de abastecimento de água tratada como forma de aumentar a segurança hídrica não apenas de Aral Moreira, mas em vários municípios.

São obras, segundo ele, executadas com recursos próprios da companhia e também por meio de parcerias com órgãos federais visando levar melhor qualidade de vida para a população.

“Nós estamos aqui em Aral Moreira, em uma agenda do Governo do Estado e a Sanesul também com a sua Rota do Saneamento. Estamos autorizando licitação para execução de obras de esgoto e para poder fazer a setorização na cidade, que é  investimento na qualidade do sistema para combater perdas, fazer automação, poder fazer gestão e eficiência no sistema de água no município”, disse o dirigente.

OBRAS

Durante o evento, o governador e o diretor-presidente da empresa autorizaram a execução de 27.109 metros de rede coletora de esgoto, 1.239 ligações domiciliares de esgoto, construção de uma estação elevatória (Manoel Alves), além de obras complementares, com recursos próprios da Sanesul, como parte do Programa Avançar Cidades.

Eles também autorizam a setorização da rede de abastecimento de água, entre outras melhorias na distribuição.