Sanesul utiliza cisterna no armazenamento de água durante manutenção do reservatório em Camapuã

Uma cisterna flexível é utilizada para não parar o abastecimento de água enquanto técnicos fazem manutenção no reservatório de 300 mil litros
31/05/2023 07:28:24

Cisterna já instalada em Camapã

Pela primeira vez, a Sanesul utiliza uma cisterna flexível para fazer o armazenamento de água potável. O equipamento foi adquirido para permitir a desativação temporária de um reservatório durante uma intervenção de limpeza ou manutenção programada, sem a necessidade de paralisar o abastecimento.

A cisterna está sendo utilizada no município de Camapuã enquanto os técnicos da empresa realizam reparos em um dos reservatórios apoiados que atende a cidade. A sua capacidade de armazenamento é de 150 m³. O equipamento é altamente qualificado e de alta resistência, atendendo aos padrões de potabilidade para armazenar água potável.

Como funciona

Enquanto toda a água do reservatório é distribuída pela rede e ele é esvaziado, a cisterna já está interligada ao sistema de tratamento dos poços e recebendo a água que será fornecida durante o período da manutenção.

As cisternas flexíveis são muito utilizadas para que se consiga manter o máximo de similaridade na distribuição de água em sua condição original, fazendo com que a população não sofra grandes variações de vazões ou não  fiquem com períodos de intermitência ou falta de água.

Duas cisternas flexíveis foram adquiridas pela Sanesul, fabricadas pela empresa francesa Labaronne.  Uma com volume de 150 metros³, a outra com 400 metros³.

Foto aérea do local do reservatório, ao lado a cisterna já instalada

O valor desse investimento foi de R$ 433.100,00.

De acordo com o diretor Comercial e de Operações da empresa, Madson Valente, a aquisição das cisternas foi muito positiva. Elas são rápidas de instalar, facilmente transportáveis e amigas do ambiente, podem ser instaladas em menos de uma hora e assim estar imediatamente em atividade operacional.  Ele ressaltou que este é mais um investimento que otimiza os serviços operacionais. “O objetivo é fazer todas as intervenções necessárias que garantem a qualidade da água, mas impactar cada vez menos o dia a dia da população”.

O gerente de Desenvolvimento Operacional, Elthon Teixeira, explica que quando é necessário fazer uma manutenção em um reservatório ele precisa ser desativado, e a empresa acaba tendo que fazer manobras na rede de distribuição para manter parcialmente o abastecimento, podendo haver falta ou intermitência de água durante o processo.  Com o uso do reservatório do tipo cisterna flexível, basta interliga-la na rede de distribuição enquanto o reservatório do local recebe a manutenção, processo que não causa prejuízo na distribuição.

No final das obras, a cisterna é retirada e o reservatório volta a sua operação normal. O impacto para a população se torna reduzido em relação a outras soluções. “Com certeza trata-se de um investimento bastante eficiente para aumentar a qualidade da prestação de serviços aos nossos clientes”, comentou o gerente.

As duas cisternas serão utilizadas em várias situações em simulações nos municípios. A Sanesul atende 68 municípios no Estado.