Sanesul realiza 40 cursos de geração de trabalho e renda nas comunidades de MS

Em 2022, a Sanesul promoveu cursos de geração de trabalho e renda em 23 localidades do Mato Grosso do Sul, proporcionando oportunidade e conhecimento para 638 alunos de todas as idades
20/12/2022 13:26:35

Turma Rio Brilhante - Manicure e Pedicure - Maio

A Gerência de Meio Ambiente e Ação Social da Sanesul – GEMAM fez um balanço das atividades sociais desenvolvidas nas comunidades onde a empresa está presente. De acordo com o setor, os cursos de geração de renda foram extremamente positivos, proporcionando independência financeira de homens e mulheres de todas as idades, e a melhoria da qualidade de vida das mesmas, melhor bem-estar e elevando sua autoestima.

De acordo com a gerente Flávia Pedron, em 2022 a Sanesul promoveu 40 cursos de geração de trabalho e renda em 23 localidades do Mato Grosso do Sul.

Os temas dos cursos abrangeram as áreas de beleza, culinária e artesanato, sendo eles: Design de sobrancelhas, Unhas artísticas, Manicure e Pedicure, Pães caseiros, Confecção de salgados e tortas, Escovação de cabelos, Doces para festas, Crochê, entre outros. A carga horária variou conforme complexidade do curso, podendo ser de 8 a 20 horas. “A Sanesul também contou com o apoio dos CRAS e secretarias dos municípios, que disponibilizaram local, divulgação e estrutura”, afirmou a gerente.

Ao todo, 638 alunos receberam os certificados de conclusão e já saíram aptos para o mercado de trabalho, seja como autônomos ou empregados. “Assim, os novos profissionais puderam sair de uma situação precária de desemprego, ou conseguiram ter a oportunidade de uma renda mensal extra e, com isso, deram maior qualidade de vida para as suas famílias”, conclui.

A empresa tem como uma diretriz de gestão a Responsabilidade Social corporativa, visando contribuir para conquistar uma sociedade mais próspera, saudável, ética e sustentável, através de ações que tragam educação, assistência social, trabalho, saúde e bem-estar para a população.

De maneira geral, os projetos sociais observam as características da população e da região atendida com os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, nos quesitos econômicos, ambientais e sociais, e propõem ações para serem trabalhadas com esta população, conforme a realidade do local.

A aluna Daniele Almeida, que fez o Curso de Manicure e Pedicure em Rio Brilhante afirma que hoje tem nova profissão. “Pra mim o curso foi muito importante, pois eu não sabia fazer nada, eu comecei do zero, tive um aprendizado muito bom. A Sonia foi uma professora ótima. Graças à Sanesul vou ter uma profissão que eu posso trabalhar. Só tenho a agradecer, foi um aprendizado muito grande que vou carregar pra minha vida”.

Para Adriana Sales, o curso de Pães Caseiros, realizado no Distrito de Porto Vilma de Deodápolis, abriu possibilidades.

Turma Ribas do Rio Pardo - Paes fevereiro

“O curso foi para mim um novo aprendizado, receitas fáceis e de baixo custo, para que pudéssemos trabalhar e ter uma renda extra. Somente agradecer pela oportunidade a nós oferecida”.

Os municípios onde os cursos aconteceram foram: Aquidauana, Antônio João, Bataguassu, Batayporã, Caarapó, Chapadão do Sul, Distrito de Ipezal, Distrito de Porto Vilma, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Jardim, Laguna Carapã, Maracaju, Nova Andradin, Paranaiba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Sidrolândia, Santa Rita do Pardo, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro e Terenos.

Todos esses Projetos Sociais desenvolvidos pela Sanesul são executados diretamente pela Gerência de Meio Ambiente e Ação Social e uma grande equipe, inclusive com o apoio dos funcionários das unidades da empresa nas cidades.

Paulo Henrique Cruz, supervisor de Unidade Ipezal, acredita muito na transformação que os projetos proporcionam na vida dos moradores. “Foi muito gratificante participar dessa ação em conjunto com as comunidades de Ipezal, Porto Vilma e Vila União, pude perceber a dedicação e comprometimento de cada integrante dos cursos oferecido pela empresa, que inclusive alguns já estão gerando renda (objetivo principal dos cursos). Acredito que a Sanesul esteja no caminho certo, integrando toda a comunidade em suas ações socioambientais, promovendo assim o processo de sustentabilidade”.

Para Flávia Pedron, ver a realização das pessoas é a maior recompensa pelo trabalho.  “Fazer parte de uma empresa que tem como diretriz a responsabilidade social é uma satisfação pessoal e profissional. Além de promover a mudança da realidade financeira destas famílias, a introdução dessas pessoas ao mercado de trabalho também melhora a economia local, com aumento de consumo de produtos e serviços. É uma grande recompensa pelo nosso esforço diário, poder ver de perto a alegria e emoção das pessoas pela oportunidade de poder aumentar sua renda familiar, aumentar seu poder de compra, e enfim melhorar a situação da sua família, que são em sua maioria de baixa renda”.

Segundo a assistente social da Sanesul Jane Laura Vilela Dias, a Sanesul está consciente da sua responsabilidade Social quando “proporciona nos municípios do Estado um trabalho social que visa induzir mudanças positivas nos indivíduos,  famílias, grupos e ambientes, de forma a diminuir vulnerabilidades existentes e a promover oportunidades para a existência de uma vida social mais satisfatória. Para mim, Assistente Social da Empresa há 32 anos é extremamente gratificante fazer parte deste Projeto.”

Turma Batayporã - Manicure e pedicure Fevereiro

Turma Porto Vilma - pães com supervisor Sanesul