ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Sanesul promove ação de combate à perdas de água potável na cidade de Selvíria

Com apoio da GEDEO (Gerência de Desenvolvimento Operacional), os trabalhos foram intensificados do dia 20 de junho a 1º de julho, período em que foram visitadas cerca de 1.500 residências.
Escrito por ACOM/SANESUL
04/07/2022 10:20:46    


Sanesul em ação de combate a perdas em Selvíria

Com objetivo de garantir a segurança hídrica e evitar desperdícios, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) promoveu uma ação de combate à perda de água na cidade de Selvíria, localizada na região leste do Estado.

Com apoio da GEDEO (Gerência de Desenvolvimento Operacional), os trabalhos foram intensificados do dia 20 de junho a 1º de julho, período em que foram visitadas cerca de 1.500 residências.

O ‘caça-vazamentos’ é um serviço de prevenção contra os chamados vazamentos não-visíveis – aqueles que ainda não chegaram à superfície – e que podem ocorrer, eventualmente, até o cavalete", explica Marildo Alexandre da Silva, Supervisor da Unidade da Sanesul, em Selvíria.

De acordo com a unidade local da Sanesul, a metodologia usada para encontrar tais rompimentos consiste em medir a pressão da rede, sempre nos primeiros e nos últimos cavaletes das ruas.

Com uma haste de escuta, os técnicos verificam a existência de ruídos. Caso algum barulho seja constatado, a equipe da companhia de saneamento utiliza um aparelho denominado geofone, capaz de detectar o local exato onde há vazamento e aciona os reparos necessários.

A estratégia da Sanesul é que medidas preventivas sejam adotas frequentemente de modo a manter em funcionamento os sistemas de abastecimento.

Na prática, a companhia monitora os sistemas de abastecimento e faz investimentos necessários, principalmente durante emergência hídrica.

Além do trabalho de monitoramento, como essas operações de combate a perdas, a empresa trabalha na conscientização pedindo o apoio dos consumidores para que façam o uso racional da água.

A orientação da diretora-presidente da Sanesul, Marta Ferreira Rocha, é que para que os números de perdas de água diminuam, as ações devem ser adotadas rigorosamente por todos.

Segundo ela, com os devidos investimentos e ações preventivas é possível melhorar o índice de perdas e a qualidade dos serviços em favor da população nos 68 municípios onde a companhia é concessionária pública.

De acordo com estudo do ITB (Instituto Trata Brasil), com base em informações do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) de 2020, cerca de 6 a cada 10 litros da água desperdiçada no Brasil, que amarga uma taxa de 40,1% de desperdício, se perdem em vazamentos.

A meta estabelecida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional é que, em 2033, a perda anual de água potável no País seja de no máximo 25%.

 


Foto: Acom

Sanesul combate desperdício em Selvíria



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.