ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Sanesul planeja a perfuração de novos poços de água nos municípios de MS

A empresa dará sequência aos investimentos no setor de produção de água com a perfuração de novos poços nos municípios operados, o planejamento visa acompanhar o desenvolvimento populacional e cobrir a futura demanda
Escrito por ACOM/SANESUL
09/02/2021 10:20:08    


Foto: Melissa/Acom

Equipe em Guia Lopes perfurando o novo poço para aumentar a capacidade de produção

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) continuará investindo na produção de água nos municípios onde opera o sistema de abastecimento.  

Segundo a Gerência de Manutenção (Gema) da Sanesul, cerca de 60 poços entraram em funcionamento entre 2015 e 2020. O investimento em captação aconteceu em todo o Estado, nas 10 regionais da empresa. A maior quantidade está localizada nas cidades onde não há captação em rios, ou seja, onde a produção da unidade é baseada apenas em captação subterrânea.    

Para 2021, a Sanesul segue um novo planejamento elaborado no fim de 2020 pelas equipes da GEMA, DCO e GESAA, que atende as demandas enviadas pelos gerentes regionais que supervisionam as cidades e sinalizam quando há necessidade de ampliação da captação.  

Neste momento, estão sendo perfurados dois novos poços, um em Guia Lopes da Laguna e outro em Ivinhema. 

 

Outros projetos de perfuração já estão em processo de licitação como:   

- o do poço tubular profundo BAT- 012 e BAT- 013 para Bataguassu. Um com previsão de vazão de 60m³/h e o outro com previsão de vazão em 80m³/h;  

- do poço PAL- 004 para o Distrito Palmeiras pertencente a Dois Irmãos do Buriti.  

- do AMA– 014 para Amambai 

- E, a Sanesul também vai tornar viável a água tratada no perímetro urbano do Distrito de

Poço em perfuração em Ivinhema

Capão Seco, com o poço tubular profundo denominado CAS-001.  

  

No planejamento, há projetos prontos para os poços dos municípios: Itaquiraí (poço 005); Naviraí (poço 028, 029 e 030); Novo Horizonte do Sul (poço 005); Selvíria (poço 006); São João do Taquarussu (poço 003); Ivinhema (poço 018); Chapadão do Sul (poço 016); Arapuã (poço 003) e Sete quedas  (poço 006). 

O processo completo, entre o projeto e a perfuração, até a ativação de um poço, depende de diversos fatores desde a legalização da área, conclusão do processo licitatório e autorização de perfuração pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul - Imasul.  

Todo trabalho de perfuração e ativação é acompanhado pela Diretoria Comercial e de Operações - DCO, que desenvolve ações estratégicas para as cidades, em conjunto com a Gerência de Abastecimento de Água- GESAA e a Gerência de Manutenção da Sanesul-GEMA na ativação dos poços. 

 

Leia mais sobre investimento em água:

http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-perfura-pocos-e-amplia-capacidade-de-producao-nos-municipios

http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/retrospectiva-em-2020-sanesul-investiu-na-perfuracao-de-novos-pocos-em-varios-municipios-de-ms

http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-desenvolve-projeto-de-abastecimento-de-agua-para-perimetro-urbano-de-capao-seco

 



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.