Sanesul investiu mais de R$ 1,6 bilhão até agora em obras de saneamento em MS

Os números fazem parte de um relatório da companhia que inclui a execução de obras de abastecimento de água tratada e esgoto, entre outros investimentos, no período de 2015 a 2022.
07/11/2022 14:16:02

Estação de Tratamento de Esgoto em Dourados

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) investiu até agora mais de R$ 1,6 bilhão em obras de infraestrutura de saneamento básico, levando água potável e esgotamento sanitário para milhares de famílias sul-mato-grossenses dos municípios onde a companhia mantém a concessão dos serviços públicos.

O levantamento aponta um total de R$ 1.686.769.045,77 aplicados no setor em 128 localidades (68 municípios e 60 distritos) onde a Sanesul opera.

Pertencente ao Governo do Estado, a empresa está presente na vida de 1,7 milhões de sul-mato-grossenses, distribuindo cerca de 11 bilhões de litros de água tratada por mês e também trabalha no sentido de universalizar o sistema de esgotamento sanitário.

Apesar de o serviço de abastecimento de água ser universalizado, a Sanesul continua atuando no sentido de garantir a segurança hídrica no Estado, perfurando novos poços em todas as suas 10 regionais com investimentos necessários a manutenção do setor.

O planejamento da diretoria da empresa e do governador Reinaldo Azambuja é antecipar a meta estabelecida pelo novo marco legal do saneamento básico, que fixa 2033 como a data-limite para a universalização do esgoto no país.

Até agora, a área de cobertura do esgotamento sanitário, conforme a direção da empresa, é de 59%, o que coloca Mato Grosso do Sul no rumo certo para ser o primeiro estado brasileiro que está na iminência de levar os serviços para 100% da população.

Em sua maioria com recursos próprios da estatal, o volume aplicado até o momento vai de uma simples ligação de rede de água em uma residência à instalação de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

Com isso, a empresa cumpre um papel social fundamental visando levar saúde e melhor qualidade de vida à população, preservação ambiental e uma série de fatores que de certa forma contribui decisivamente para o crescimento socioeconômico de cada região.

Somente com recursos próprios foram aplicados R$ 548.241.623,84 no sistema de abastecimento de água e R$ 690.546.201,80 em obras de expansão do esgoto, dentro desse período.

A maior parte dos investimentos nos municípios envolve recursos próprios da companhia por meio do programa Avançar Cidades, além de convênios com o governo federal.

Ainda conforme o documento, outros investimentos, como por exemplo, reformas de ETEs e compra de equipamentos para as unidades regionais da empresa totalizam R$ 58.304.586,37.

A Sanesul tem um compromisso institucional com os seus parceiros, que são os municípios, de fazer entrega de importantes obras visando o bem-estar da população, sobretudo, preservar o meio ambiente e impactar positivamente no desenvolvimento socioeconômico de cada região do Estado.

Com recursos próprios foram aplicados R$ 548.241.623,84 no sistema de abastecimento de água