ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Sanesul investe em novas bombas submersas para manter a qualidade e regularidade de produção dos poços

Investimento faz parte do plano de ação preventivo da Sanesul e mantém a qualidade da produção de água em todas as cidades em operação.
Escrito por ACOM/SANESUL
09/03/2022 10:30:50    


Foto: Melissa/Acom

Bombas submersas adquiridas pela Sanesul para manutenção de poços em MS

 

A Sanesul adquiriu 210 unidades de novas bombas submersas, equipamento utilizado na exploração dos poços das localidades operadas pela empresa.  A maioria das cidades possui o abastecimento de água feito por meio de poços tubulares profundos, atualmente são 446 em atividade e distribuídos em 128 localidades (68 municípios e 60 distritos).

De acordo com a Diretoria Comercial e de Operações, o investimento faz parte de um plano estratégico voltado para melhorias do sistema de abastecimento de água que incluem a ampliação, modernização e manutenção preventiva, além de atender as demandas e execução de projetos que fazem parte do Plano de Investimento que cada município.

“Além de adquirir um equipamento de alta qualidade e durabilidade, a empresa ainda se preocupa com a manutenção dos existentes. A Sanesul tem uma oficina para as manutenções e a recuperação das bombas. Porém, quando o tempo de vida útil acaba é preciso fazer a substituição com rapidez. Por isso, temos em estoque bombas para todos os tipos de poços que perfuramos”, comenta Onofre Assis de Souza, diretor do setor de operações.

O valor investido nessa aquisição foi de R$ 2 milhões de reais. Depositadas na capital, algumas unidades deverão ficam nas regionais para facilitar a logística entre as cidades mais afastadas.

 

Bombas

A bomba submersa é um equipamento que trabalha na posição vertical instalada dentro do poço, e possui capacidade de bombeamento que pode variar dependendo do projeto.

O Gerente de Manutenção (Gema) da Sanesul, Ubirajara dos Santos, explica que esse modelo de bomba serve tanto para poços como para as elevatórias de água tratada, por isso o investimento é importante. 

“As bombas são utilizadas para elevar ou levar a água de um lugar ao outro, no caso do poço do nível dinâmico até a unidade de reservação para a distribuição nas redes.

Bombas para reposição

Elas ficam num espaço muito estreito e profundo, sendo possível perceber se ela está apresentando algum problema somente através dos dados operacionais coletados. Quando não é possível recuperar uma bomba, a troca é executada pela equipe especializada da própria empresa”. 

 

No último ano, a Sanesul conseguiu recuperar 120 bombas submersas.

 

Poços

O Governo do Estado por meio da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) vem investindo forte na produção de água, até agora 62 poços foram perfurados ou ativados na gestão do governador Reinaldo Azambuja.

São investimentos que incrementaram a produção de água em várias localidades, aumentando a reservação de água tratada para o enfrentamento dos períodos de estiagem.  

Municípios e distritos foram contemplados com novos poços como Bonito, Alcinópolis, Figueirão, Camapuã, Naviraí, Ponta Porá, Amambai, Coronel Sapucaia, Chapadão do Sul, e distritos como Vila São Pedro, Vila Quebracho, Jacareí e Porto Morumbi.

 

 



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.