Sanesul inova com investimentos em tecnologia e gera bons resultados na redução de perdas de água

Investimentos feitos em tecnologia e em nova modelagem de contratação de serviço melhoraram a qualidade operacional dos sistemas de água onde a SANESUL atua
16/11/2022 08:22:05

Foto: acom

Dourados é a primeira cidade onde a Sanesul adotou o Contrato de Performance que gerou excelentes resultados principalmente na redução de perdas de água

A cidade de Dourados é a primeira onde a Companhia de Saneamento do Estado de MS adotou o Contrato de Performance. Os investimentos já feitos geraram excelentes resultados e as metas estabelecidas foram cumpridas, principalmente na questão de perdas de água.

De acordo com a direção da empresa, após a fase de implantação das obras, o resultado superou a previsão. No mês de setembro, por exemplo, foram evitadas as perdas de 330 milhões de litros de água, bem além da meta proposta, gerando impacto positivo para o Sistema de Abastecimento de Água de Dourados do ponto de vista operacional e financeiro.

Com a recuperação deste volume, há mais água disponível para a população e melhor aproveitamento dos poços e da ETA - estação de tratamento de água. Isso também significa uma redução de custos com energia e produtos químicos, e uma queda de consumo de energia de 300 mil KWh por mês.

O Eng.º Elthon Teixeira, Gerente de Desenvolvimento Operacional da Sanesul, explica que a população também se beneficia com menos vazamentos, pois eles causam transtornos como o rompimento de asfalto. “No início do contrato, havia uma média de 700 consertos de vazamento por mês, atualmente está abaixo de 300. Isso também traz redução de custos para a companhia e para o sistema”.

Os resultados obtidos até o momento implicam em uma redução de custos aproximada entre R$ 2,5 Milhões a R$ 3 Milhões por ano.

Redução de Perdas em Dourados e Região

Além dos resultados positivos e diretos na unidade de Dourados, o aporte de recursos e mão de obra do Contrato de Performance permitiu uma maior atuação da Gerência Regional nas cidades do grupo. Com a mão de obra da empresa disponível foi possível atender demandas em outras localidades.

“As nossas equipes puderam focar em outras ações de combate às perdas nos municípios de Rio Brilhante, Maracajú, Fátima do Sul e Itaporã, todas com expressivas reduções de volumes perdidos a partir de obras e serviços executados paralelamente às ações em Dourados”.

Contratos de Performance

O Contrato de Performance foi uma iniciativa inédita na Companhia de Saneamento do Estado de MS – Sanesul, cujo objetivo era buscar a maior eficiência operacional. As ações em Dourados tiveram início no primeiro trimestre de 2021.

“Este é um modelo inovador utilizado por outras companhias nacionais e com excelentes resultados.

O Diretor-presidente da Sanesul Walter Carneiro e o Presidente do Conselho, Alvaro Scriptore Filho,, receberam o vice-governador eleito José Carlos Barbosa que participou da apresentação dos resultados do contrato de performance de Dourados

O sucesso desse projeto vem da iniciativa da diretoria da Sanesul que buscou uma alternativa e acreditou no Contrato de Performance como melhor opção. E na força de trabalho das áreas técnicas da DCO, Gerência Regional de Dourados e Técnicos da empresa contratada”, afirma Onofre Assis de Souza – Diretor Comercial e de Operações da Sanesul.

Novos contratos

O diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Jr., destacou que, com os resultados positivos observados e a busca pela eficiência na operação dos sistemas, já existe um planejamento de novas contratações nesta nova modelagem com o objetivo de redução de perdas.

“Atualmente é cada vez maior o esforço das empresas de saneamento para buscar eficiência operacional. Aqui temos o resultado de um projeto inédito que deu certo e deverá se consolidar em outras cidades. Está prevista a implantação de  Contrato de Performance em Ponta Porã, e em fase de elaboração um projeto para redução de perdas nos municípios de Corumbá e Ladário. Também uma segunda etapa para Dourados, mas com enfoque em perdas comerciais”.

Na ocasião, o vice-governador eleito José Carlos Barbosa, em visita na Sede da empresa, acompanhou a reunião de apresentação dos resultados. Ele pontuou que todas as iniciativas que visam melhorias dos sistemas de abastecimento de água nas cidades de Mato Grosso do Sul são bem vindas. Também, acredita no trabalho responsável a Sanesul desempenha para atender a população.

A apresentação dos resultados foi feita pelas equipes da DCO- Diretoria Comercial e de Operacões, junto às Gerências de Desenvolvimento Operacional - GEDEO e Gerência Comercial GECO.

Como funciona o Contrato de Performance - é um modelo onde a empresa contratada fica responsável por todo o investimento em materiais, mão de obra e prestação dos serviços. Ele possibilita novas soluções e abordagens, visto que sua base é a instituição privada ser remunerada pela entrega dos serviços e pelo cumprimento das metas acordadas. Ou seja, a empresa contratada precisa estar comprometida com a eficiência e entrega de resultados, além de dar rapidez na execução das obras e serviços.

Escritório da Sanesul em Dourados