Sanesul entrega mais de R$ 5 milhões em obras de ligação de rede de água e esgoto em Aquidauana

O diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior, participou de uma cerimônia simples com a participação de autoridades locais.
22/03/2022 19:42:01

Sanesul entrega obras de saneamento em Aquidauana

A “Rota do Saneamento” visitou na tarde desta terça-feira (22) a cidade de Aquidauana, onde a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) cumpriu mais uma etapa de entrega de obras de ligação das redes de água e esgoto.

O diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior, participou de uma cerimônia simples com a participação de autoridades locais, incluindo representantes do prefeito Odilon Ribeiro, e funcionários públicos, na qual inaugurou obras contratadas com recursos próprios  da companhia de saneamento.

O ato público ocorreu dias depois que o governador Reinaldo Azambuja e o diretor de Administração e Finanças da Sanesul, André Luis Soukef de Oliveira, assinaram ordem de serviço visando o início das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município.

Desta vez, Walter Carneiro Júnior entregou as obras de execução de 14.2 quilômetros de rede coletora de esgoto, 608 ligações domiciliares e duas estações elevatórias. O valor do investimento é de R$ 2.290.295,46.

Localizada na região sudoeste do Estado, a cidade recebeu ainda novos investimentos, como mais 14.1 quilômetros de rede coletora de esgoto e 1.274 ligações domésticas, obras que custaram R$ 2.826.702,35.

No total, a companhia investiu R$ 5.116.997,81 nessas obras em Aquidauana.

O planejamento do governador Reinaldo Azambuja e do secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, pasta a qual a Sanesul é vinculada, é que à área de cobertura do esgotamento sanitário do município, atualmente em 21.35%, seja universalizada.

Além de Aquidauana, o planejamento é que a Sanesul amplie a área de cobertura do esgoto no Estado visando o cumprimento da meta de universalização do esgotamento sanitário, se antecipando as regras estabelecidas pelo novo marco legal do saneamento básico.

“Esta é mais uma etapa dos contratos remanescentes. No dia em que o governador esteve aqui ele deu a ordem de serviço para mais obras, falta mais uma etapa que estamos terminando o projeto executivo para retomar lá de traz aquele projeto de 40 quilômetros e 1.800 ligações domiciliares de esgoto”, pontuou o dirigente, durante o evento ocorrido na Estação Elevatória de Aquidauana.

REDE DE ÁGUA

A empresa, que pertence ao governo do Estado, entregou ainda 318 metros de rede de distribuição de água e 10 ligações domiciliares de água para atender as famílias que moram no Povoado Quarenta.

Nas visitas que tem feito pelo interior do Estado, Walter Carneiro Júnior tem deixado claro que, apesar de o serviço de distribuição de água tratada ser universalizado em Mato Grosso do Sul, a companhia atua com ações preventivas para evitar o desabastecimento, aumentando a reservação a partir da perfuração de novos poços e garantir a segurança hídrica nos 68 municípios atendidos pela empresa.