Sanesul cumpre compromisso de obras levando esgotamento sanitário para Mundo Novo

13/01/2023 11:00:07

ETE EM MUNDO NOVO - PROJETO

O prefeito Valdomiro Sobrinho, de Mundo Novo, reafirmou que a parceria institucional entre governo do estado e município foi fundamental para gerar os investimentos necessários no setor de saneamento. Durante sua visita na sede da Sanesul, o prefeito avaliou o compromisso da empresa de saneamento do estado de MS de estar levando esgotamento sanitário para Mundo Novo. “Hoje nós vemos o andamento das nossas obras no município”, disse

O diretor-presidente Walter Carneiro Jr. destacou que a concessionária tem duas grandes frentes de obras na cidade. Um é a construção de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) que está com 36% das obras em execução, a outra são os 70 quilômetros de rede e 2.461 ligações domiciliares de esgoto.

Mundo Novo terá uma moderna estação que garantirá mais de 20 mil litros por segundo de tratamento, isso comporta toda a cidade. A ETE está sendo construída com recursos da própria empresa e da FUNASA por meio de um convênio firmando no passado que viabilizou a construção de varias estações nos município. “Isso tudo só acontece em razão de uma parceria forte com a Funasa, com o Governo do Estado e com a Assembleia Legislativa, através dos deputados estaduais”, lembrou o diretor.

Hoje, apenas no sistema de esgotamento sanitário, são R$ 20,9 milhões em obas em andamento.

O prefeito Valdomiro Sobrinho, de Mundo Novo, com sua equipe e a direção da Sanesul

O fornecimento de água tratada já é universalizado na cidade, sendo disponível para todos os moradores. Já o esgotamento, com as obras em andamento, chegará aos 55% de cobertura dos imóveis.

Segundo a diretoria da empresa, este é o compromisso do governo do estado que continua em 2023, o de levar importantes obras de infraestrutura, incluindo de saneamento básico, não apenas para Mundo Novo, mas todos os municípios de Mato Grosso do Sul.

A população de Mundo Novo aguardava a chegada dessas obras, um projeto antigo que se concretiza graças ao esforço em conjunto entre Governo do Estado, Sanesul e Prefeitura, que montaram um plano de universalização do esgotamento sanitário.

Ampliação da produção e reservação de água

Em andamento, a empresa está contratando um pacote obras com a perfuração de um poço tubular profundo (MUN-011), com previsão de vazão de 250 metros cúbicos por hora e profundidade de 1.100 metros. Também a construção de mais dois reservatórios metálicos  com capacidade de 750 m³ cada um, estação elevatória de água, tratamento, e demais obras complementares. São mais R$ 15,8 milhões só no sistema de abastecimento já contratados. Obras devem acontecer agora em 2023.