Sanesul autoriza novas obras de esgotamento em Batayporã

Serão executados na cidade mais 1.9 km de rede coletora e 195 novas ligações domiciliares, aumentando a cobertura do serviço para a população.
14/12/2022 14:28:16

Foto: acom

Prefeito com o diretor presidente da Sanesul em ato da assinatura do aditivo para nova frente de esgotamento sanitário em Batayporã

O prefeito de Batayporã, Germino da Roz Silva, assinou na manhã desta quarta-feira, dia 14, termo aditivo de contrato de investimento para mais um lote de obras de esgotamento sanitário no valor de R$ 739.000,00 mil, saldo remanescente da meta do programa Avançar Cidades – 1° etapa, quando o município foi contemplado em 2018.

Com este recurso, serão executados na cidade mais 1.9 km de rede coletora e 195 novas ligações domiciliares, aumentando a cobertura do serviço para a população.

Essas são obras adicionais à previsão do contrato de investimento do programa Avançar Cidades que estão sendo possíveis devido à boa gestão dos recursos feito pela equipe da Gerência de Obras da Sanesul. "Alcançamos um custo de execução por metro linear de rede coletora e por unidade de ligação domiciliar inferior ao previsto na contratação, gerando um saldo positivo nos contratos e cumprimento da mesma meta física de atendimento," explica o Gerente de Obras, José Carlos Queiroz.

De acordo com a gerência de projetos da empresa (GEPRO), trata-se de um resultado muito positivo que demonstra a integridade e eficiência da Sanesul na aplicação de recursos de investimentos em ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário.

Batayporã já possui 72% da área de cobertura de rede de esgoto, ou seja, bem próximo da universalização.

Cobertura de rede e investimentos - Todo esse trabalho em Batayporã foi realizado graças aos recursos conquistados pelo Governo do Estado e a Sanesul junto a Caixa Econômica Federal, via o Programa Avançar Cidades, que beneficiaram vários municípios de Mato Grosso do Sul com execução do sistema de esgotamento sanitário, incluindo a construção de estações de tratamento de esgoto, a fim de atingir a universalização do serviço.

Hoje, MS sai na frente de outros estados brasileiros com uma área de cobertura de 60% de esgotamento nas cidades atendidas pela Sanesul.

ETE BATAYPORÃ - que recebe todo o esgoto doméstico da cidade para tratamento

Ao todo, sete municípios terão este incremento significativo, total de 26,1 Km de rede coletora e 2.326 ligações domiciliares no nosso Estado, elevando a cobertura  de esgotamento sanitário nessas localidades.