Retrospectiva: Sanesul investe R$ 132,4 milhões no saneamento nas cidades que compõem a regional Corumbá

Investimentos foram realizados durante a gestão do governo do Estado (2015 a 2022) nos municípios de Corumbá e Anastácio
07/12/2022 10:13:25

Foto: acom

Novo reservatório de Ladário

Para fazer a gestão de suas obras nas 68 cidades onde opera os sistemas de fornecimento de água tratada e o de coleta do esgoto doméstico, a Sanesul divide o estado de MS em 10 regionais, cada uma com suas características e necessidades, e segue um Pano de Investimento construído para cada município que compõem a região.

Regional CORUMBÁ – GERCO - Esta é a menor regional com apenas dois municípios, Corumbá e Ladário. Segundo levantamento da ADEMAM (Assessoria da Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente), da Sanesul, no período de 2015 a 2022, gestão do governo Reinaldo Azambuja, a GERCO recebeu R$ 132,4 milhões de reais em investimentos para o setor de água e esgoto.

O que significa mais água tratada disponível e mais rede de coleta para tratamento do esgoto doméstico das famílias. Este cenário já faz parte da realidade da maioria dos moradores das duas cidades.

Em Ladário, a empresa conseguiu levar a rede de esgoto para os bairros Seac, Mista, Boa Esperança, Santo Antônio, Mangueiral e imediações. Para 2023, a Sanesul e o próximo governo estadual, que inicia a sua gestão em janeiro, têm o compromisso de realizar mais investimentos em esgotamento que já estão garantidos pelo programa Avançar Cidades: são mais 5.7 km de rede coletora de esgoto e 303 novas ligações domiciliares, contemplando novos bairros.

GALERIA DE FOTOS DE LADÁRIO

Na cidade de Corumbá, a empresa investiu forte no sistema de esgotamento sanitário e elevou os índices de cobertura para 74%. Corumbá é considerada a quarta maior cidade de MS, com características geográficas específicas e desafiadoras para manter e ampliar a rede de saneamento para todos os bairros. Mesmo assim, a Companhia de Saneamento de MS - Sanesul conseguiu executar muitos projetos importantes de saúde pública, contribuindo na qualidade de vida da população.

FOTOS DE OBRAS EM CORUMBÁ

Por exemplo, um novo reservatório no Bairro Guatós (parte alta da cidade) que atende a princípio o Conjunto Habitacional Flamboyant 1, 2 e 3.

Entrega de obras em Corumbá realizada no mês de março pelo diretor presidente Walter Carneiro Jr.

Ele tem capacidade de armazenamento de 500 mil litros de água tratada. Essa obra foi executada com recursos próprios da empresa. Além disso, fez investimentos na captação de água no município, que é feita pelo Rio Paraguai.

Leia matéria relacionada: http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-investe-no-abastecimento-de-agua-em-corumba

Em março de 2022, o diretor-presidente da companhia de saneamento, Walter Carneiro Júnio inaugurou obras de ampliação da rede de abastecimento de água na cidade de Corumbá.

Leia matéria relacionada: https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/prefeito-diz-que-investimentos-da-sanesul-sao-de-suma-importancia-para-corumba-6515

Obras em andamento em CORUMBÁ neste momento, Corumbá é um canteiro de obras. A Sanesul está executando a rede de esgotamento nos bairros Santos Dumond, Aeroporto, Universitário (Vila Mamona), bairro Cristo Redentor (conjunto Cravo Vermelho), e região Centro. O objetivo é deixar a cidade com o serviço universalizado em 2023.

No distrito de Albuquerque, pertencente a Corumbá, a Sanesul também esteve presente, onde faz a distribuição de água tratada para cerca de 2.500 habitantes que moram na região. O Sistema de Tratamento de Água da unidade de Albuquerque passou por uma manutenção preventiva rigorosa, já que a técnica utilizada para o tratamento da água é diferenciada.

Desde 2018, um grande investimento foi feito para implantar um sistema chamado Osmose Reversa, que é uma técnica utilizada para retirar a concentração de sal da água.

Veja matéria sobre:  https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-investe-em-manutencao-preventiva-do-sistema-de-abastecimento-em-albuquerque-corumba-6577

O volume de verbas aplicadas em saneamento explica o extenso cronograma de entrega de obras que a Sanesul cumpriu na gestão do atual governo do estado, por meio da Rota do Saneamento, em todos os 68 municípios onde detém a concessão dos serviços públicos.

Cidade de Corumbá - captação de água da Sanesul

Cidade de Ladário