ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Renato Marcílio assume Sanesul com compromisso de estender o saneamento e atingir metas ambiciosas

O engenheiro substitui o advogado Walter Carneiro Júnior, o qual ficou no comando da companhia de saneamento pelo período de quatros anos.
Escrito por ACOM/SANESUL
31/01/2023 16:26:46    


Renato Marcílio e os novos diretores empossados

O engenheiro civil Renato Marcílio da Silva assumiu nesta terça-feira (31) a presidência da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) com o compromisso de estender o setor do saneamento básico e atingir às metas ambiciosas da empresa em âmbito estadual.

O engenheiro substitui o advogado Walter Carneiro Júnior, o qual ficou no comando da companhia de saneamento pelo período de quatro anos.

Em breve discurso, Marcílio disse que o que pode se esperar dele é muita dedicação, muita atenção com as pessoas e determinação aos objetivos.

“O objetivo nosso é estender o saneamento, atender as pessoas, atender a população. E eu acho que a gente tem tudo para conseguir atingir as metas ambiciosas que a gente tem. Vamos trabalhar juntos”, colocou o novo dirigente, ao ser empossado no cargo, durante cerimônia na qual também foram empossados os demais membros da diretoria.  

Ele chega à direção da empresa, vinculada ao governo do Estado, num momento especial de transição, no qual a Sanesul detém posição invejável em nível nacional, reconhecida como uma das companhias de saneamento do país com viabilidade do ponto de vista econômico-financeira.

O ato, ocorrido na sede da estatal, em Campo Grande, contou com a presença do vice-governador José Carlos Barbosa, o ‘Barbosinha’, representando o governador Eduardo Riedel.

Barbosinha deixou uma mensagem de agradecimento aos integrantes da diretoria anterior, em especial ao ex-presidente Walter Carneiro Júnior, e desejou sucesso e muito trabalho ao grupo que está assumindo.

“Fazendo votos que a Sanesul continue na sua grande trajetória de levar água de qualidade a todos os lares sul-mato-grossenses, coletar, tratar o esgoto, preservando o que temos de mais bonito e mais especial que é a nossa natureza em Mato Grosso do Sul. “Então, muito obrigado aos que encerram o ciclo e que Deus abençoe e ilumine a todos aqueles que estão iniciando uma nova jornada”, colocou.

Além de Renato Marcílio, foram empossados diretores Marcia Helena Mello Santana (Administração e Finanças),  Leopoldo Godoy do Espírito Santo (Engenharia e Meio Ambiente),  e Madson Roberto Pereira Valente (Comercial e de Operações).

CARREIRA

Marcílio atuou como adjunto e depois titular da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura) na gestão de Reinaldo Azambuja e foi escolhido pelo governador Eduardo Riedel para comandar os destinos da companhia de saneamento no atual mandato.

Formado na Escola de Engenharia Mauá, Renato Marcílio é especialista em Administração pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e trabalhou em boa parte de sua vida na iniciativa privada.

O foco principal da empresa, nesse momento, é se antecipar às regras estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/2020), universalizando o sistema de esgotamento sanitário nos 68 municípios nos quais detém a concessão dos serviços públicos, incluindo esgoto e abastecimento de água.

Assinada pelo então governador Reinaldo Azambuja e por Walter Carneiro Júnior, em fevereiro de 2021, a PPP (Parceria Público-Privada) foi o primeiro passo dado rumo à universalização do esgotamento sanitário no Estado, visando atingir 100% de ligações domésticas nas unidades consumidoras, a exemplo do fornecimento de água, onde o setor já atingiu esse percentual.

O DESAFIO DA REGIONALIZAÇÃO

O novo dirigente terá como principal desafio dar continuidade ao plano de expansão de obras no setor, além de implementar políticas que venham ao encontro às novas mudanças em torno da  criação das unidades regionais de saneamento no Estado, cuja lei (nº 5.989) foi sancionada em 15 de dezembro do ano passado.

A criação das unidades regionais atende às exigências do Marco Legal do Saneamento Básico.

De acordo com a lei em vigor, a primeira das unidades conta com 66 municípios e a outra com 13.

A ideia é que os municípios atendidos pela Sanesul e os que compreendem as SAAEs (Sistema Autônomo de Água e Esgoto) – Bandeirantes, Bela Vista, Cassilândia, Corguinho, Costa Rica, Glória de Dourados, Jaraguari, Paraíso das Águas, Rochedo e São Gabriel do Oeste  --, e mais Campo Grande, integrem as duas unidades regionais.

INVESTIMENTOS

A Sanesul investiu até agora mais de R$ 1,6 bilhão em obras de infraestrutura de saneamento básico, levando água potável e esgotamento sanitário para milhares de famílias sul-mato-grossenses.

Divulgado em novembro, os números fazem parte de um relatório da companhia que inclui a execução de obras de abastecimento de água tratada e esgoto, entre outros investimentos, no período de 2015 a 2022.

O levantamento aponta um total de R$ 1.686.769.045,77 aplicados no setor em 128 localidades (68 municípios e 60 distritos) onde a Sanesul opera.

A empresa está presente na vida de 1,7 milhões de sul-mato-grossenses, distribuindo cerca de 11 bilhões de litros de água tratada por mês e também trabalha no sentido de universalizar o sistema de esgotamento sanitário.

ÁGUA POTÁVEL

Apesar de o serviço de abastecimento de água ser universalizado, a Sanesul continua atuando no sentido de garantir a segurança hídrica no Estado, perfurando novos poços em todas as suas 10 regionais com investimentos necessários à manutenção do setor. 

Com isso, a empresa cumpre um papel social fundamental visando levar saúde e melhor qualidade de vida à população, preservação ambiental e uma série de fatores que de certa forma contribui decisivamente para o crescimento socioeconômico de cada região.


Foto: Acom

Madson Valente, Márcia Helena, Barbosinha e Leopoldo Godoy



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.