Programa Avançar Cidades: investimentos garantem mais saúde e preservação ambiental para municípios de MS

Retrospectiva 2019: Mais 16 municípios foram contemplados com recursos do Avançar Cidades para obras de Implantação ou Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES)
26/12/2019 12:13:48

Retrospectiva 2019: Governador durante evento da assinatura dos contratos do Avançar Cidades

Retrospectiva 2019: Saneamento é fundamental para promover a saúde pública, melhorar a qualidade de vida da população e evitar a poluição do meio ambiente. É com este pensamento que o Governo do Estado, por meio da Sanesul, buscou recursos para a realização de obras de esgotamento sanitário nos municípios operados pela estatal.

Em 2019, mais dezesseis cidades operadas pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) foram contempladas no Programa Avançar Cidades – Seleção Contínua. O valor total para os municípios foi de R$ 119 milhões.

Os projetos aprovados pelo Ministério das Cidades tiveram seus contratos formalizados com os municípios durante um evento, realizado em setembro, com o Governador do Estado de MS Reinaldo Azambuja, o presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães, Prefeitos, Vereadores e demais autoridades.

VEJA GALERIA DE FOTOS

Esses recursos serão utilizados nas obras de Implantação ou Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) e, apenas em Corumbá, será feita obra na captação de água.

Na primeira etapa do Programa Avançar Cidades, que ocorreu em 2018, outros 16 municípios de Mato Grosso do Sul foram contemplados com o montante de R$ 190 milhões.

Em 2020, a Sanesul deverá anunciar um terceiro grupo, com mais 14 cidades que receberão recursos para implantação ou ampliação do sistema de esgotamento sanitário, no total de R$ 136 milhões. Ao todo, 46 municípios operados pela empresa serão contemplados.

“A Sanesul está entre as melhores empresas de saneamento do país, com projetos estratégicos que impactam diretamente a saúde pública, o desenvolvimento social e econômico de MS. Nosso cenário é positivo para que as demandas sejam aprovadas, em função do papel institucional da empresa e suas condições financeiras para essa operação. Esses recursos irão alterar positivamente os índices de esgotamento sanitário nas cidades, cumprindo o nosso objetivo que é melhorar o acesso da população ao saneamento", comentou o diretor – presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior.