Presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior vê boas perspectivas de investimentos para 2023

A leitura foi feita pelo dirigente durante entrevista exclusiva na manhã desta quarta-feira (16) a emissoras do Grupo Feitosa de Comunicação, em Campo Grande.
16/11/2022 10:54:32

Walter Carneiro Júnior durante a entrevista ao Grupo Feitosa de Comunicação

O diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Walter Carneiro Júnior, prevê novas perspectivas operacionais e de investimentos dentro do plano de metas estabelecido pela concessionária dos serviços públicos para o próximo exercício financeiro.

Ele disse que, na última sexta-feira (11), a diretoria entregou aos gerentes das 10 regionais e setoriais da sede da empresa, na Capital, o Plano Estratégico para 2023, no qual contém as metas de atuação e o cronograma de investimentos.

“Nós temos muita novidade que estará acontecendo a partir do mês de janeiro, a população de Mato Grosso do Sul poderá contemplar o salto que a companhia de água e esgoto estará fazendo para os seus usuários, seus consumidores para as famílias sul-mato-grossenses”, adiantou.

Ainda sobre a reunião da empresa antes do feriado, reforçou: "o plano servirá para que a gente alinhe esse novo momento da companhia, pensando muito em sustentabilidade, pensando muito em inovação, pensando muito em sair na frente em termos de novas  soluções que tragam melhor gestão nos sistemas onde nós operamos”.

Walter Carneiro Júnior falou sobre o bom desempenho operacional da Sanesul, que neste ano foi destaque nacional entre as companhias públicas de saneamento do Brasil pelos resultados e índices apresentados e fez projeções para o futuro em termos socioeconômicos e de entregas à população.

Durante a entrevista, Walter Carneiro Júnior destacou a fase de evolução na gestão operacional da estatal, notando avanços do ponto de vista do equilíbrio financeiro, sobretudo, modernização administrativa e eficiência na questão dos investimentos sustentáveis e preservação ambiental.

“A gente percebe que a companhia evolui na sua forma de gestão, na modernização de operação e condução de seus processos internos. E cada vez mais a gente pensa em avançar com eficiência verde, eficiência limpa pra entrar numa discussão que o país e o mundo todo passam que são os efeitos climáticos, que a gente não pode ficar fora dessa discussão. Para o ano que vem, muitos investimentos sustentáveis, operação de qualidade de forma que a gente entregue o resultado pra população e avançar nas novas modelagens, contratos que a gente percebe que as companhias têm que se adequar”, enfatizou.

Segundo ele, não adianta mais contratar obra se a empresa não associar isso na prática a um modelo de operação e expertise como forma de reduzir seus índices.

O dirigente previu ainda que 2023 será um ano de combate a perdas, mas ressaltou que a Sanesul está preparada para novos desafios visando manter a segurança hídrica nas localidades onde opera.

Atualmente, a estatal é concessionária dos serviços públicos de água e esgoto sanitário em 128 localidades – 68 municípios e 60 distritos.

“O ano que vem vai ser um ano de combater perdas, vai ser um ano da gestão operacional na setorização na gestão do sistema de água e com isso avançar nos bons índices que a companhia têm”, acrescentou.

Parceria Público Privada

O presidente da Sanesul reafirmou o compromisso que a empresa assumiu durante o governo Reinaldo Azambuja de fazer muitas entregas de obras de água e esgoto e destacou como um grande marco da atual gestão as PPPS (Parcerias Publico Privadas).

“A Sanesul é orgulho para todas as pessoas que veem numa empresa pública os resultados que ela entrega para a população, e nós nos últimos anos no governo Reinaldo Azambuja estivemos inseridos em todos novos projetos que o governo do Estado teve. Nós fizemos a primeira Parceria Público Privada da história de MS, essa PPP dará condição do Estado ser o primeiro do Brasil a universalizar os serviços de água e esgoto pra população, principalmente de esgoto que é o foco principal”, observou.

De acordo com o dirigente, a gestão da empresa continua plena com as suas concessões, mas trazendo de forma indireta a participação do privado, trazendo recursos para investimentos e operação para que possa antecipar a meta que o novo marco do saneamento trouxe que é o ano de 2033.

“Nós queremos nos próximos quatro anos universalizar o esgotamento sanitário para a população de MS. Nós participamos de forma muito presente também do programa Infovia Digital que o governo de MS fez, fazendo uma parceria também pra trazer investimentos de levar internet de qualidade para todos os prédios públicos dos municípios de MS. Todos os prédios da Sanesul serão contemplados com links de transmissão sustentáveis que darão qualidade a nossa gestão operacional e por último agora nós também participamos de um projeto pioneiro que o MS faz para o Brasil, que é a PPP de energia solar, energia limpa, energia sustentável”, informou.

O dirigente comentou que, nesse caso, a estatal terá mais de um terço desse projeto, um lote específico que contempla as unidades da Sanesul.

“Nas unidades de baixa tensão, nos prédios de atendimento, estações elevatórias, grande parte do consumo de energia da nossa companhia, já no próximo ano, será feita através de energia limpa, sustentável, energia solar. Com isso, a gente contribui com as questões do meio ambiente, climáticas também, que o mundo discute agora na COP 27", disse, referindo a Conferência do Clima, da ONU (Organização das Nações Unidas), realizada em Sharm El Sheikh, no Egito.

Foto: Rafaela Teodoro

Walter Carneiro Júnior durante a entrevista