Pela primeira vez na história desde sua fundação, Sanesul tem uma mulher na presidência

O processo de transição se deu na quarta-feira (30) durante reunião do Conselho de Administração que elegeu Marta Ferreira Rocha para o cargo mais importante da companhia de saneamento.
01/04/2022 10:34:22

Reunião do Conselho de Administração

Pela primeira vez em seus 43 anos de existência, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) elegeu uma mulher para ocupar o cargo de diretora-presidente.

Pedagoga e Pós-graduada em Gestão Pública pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Marta Rocha atuava na empresa como gerente da GEINFRA (Gerência de Infraestrutura administrativa) e assume em lugar de Walter Carneiro Júnior, que deixou a presidência em obediência ao prazo de desincompatibilização (Lei Complementar nº 64/90) a fim de postular cargo eletivo.

O Conselho de Administração da Sanesul é composto por Álvaro Scriptore Filho (presidente), Thaner Castro Nogueira (vice-presidente) e demais conselheiros, Bernadete Martins Gaspar Rangel, Edgar Afonso Bento, Jair Ribeiro de Oliveira, Marcio Lolli Ghetti e Paulo José Dietrich.

A reunião ocorreu na sede administrativa da empresa, em Campo Grande,  e contou com a presença dos diretores André Soukef (Administração e Finanças) e Onofre Assis de Souza (Comercial e de Operações).

TRANSIÇÃO

Desde o primeiro mandato de Luiz Otávio Mota Pereira, em 1979, até a gestão de Walter Carneiro Júnior, a empresa só tinha sido administrada por homens.

Com a transição, Marta Rocha assume o comando num momento especial em que a Sanesul vive, ranqueada entre as cinco companhias de saneamento e entre as mil melhores empresa do Brasil, posição conferida pelo jornal Valor Econômico e Revista IstoÉ Dinheiro.

A  Sanesul é referência no país do novo Marco Legal do Saneamento Básico, graças a uma dinâmica de trabalho bem-sucedida que inclui um plano ousado de investimento sustentável por meio de uma engrenagem envolvendo sua diretoria, Conselho de Administração e seus mais de 1.400 colaboradores.

Pertencente ao Governo de Mato Grosso do Sul, a estatal vem ao longo do tempo se reorganizando, se reestruturando, capacitando seus colaboradores, dando condições de trabalho para seus funcionários para que avance cada vez mais nas gestões de qualidade, na eficiência, na automação, no investimento em tecnologia de seus sistemas, no monitoramento de combate a perdas, na eficiência energética, com objetivo de ser cada vez mais competitiva no mercado.

CURRÍCULO

Marta Ferreira Rocha, é pedagoga, pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Dom Bosco.

Atuou na Secretaria Municipal de Fazenda do Município de Dourados como Gerente de Núcleo (06/2011 a 05/2012); Assessora de Planejamento (06/2012 a 09/2013) e Diretora de Compras (09/2013 a 11/2016).  Foi Coordenadora de Gestão de Compras, Materiais, Contratos e Patrimônio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de MS (11/2016 a01/2019). Está na Sanesul desde fevereiro de 2019, onde atuou como Gerente de Infraestrutura Administrativa e Chefe de Gabinete da Presidência.

Foto: ACOM

Marta Rocha nova diretora-presidente da Sanesul