ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Palestra na Sanesul orienta sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata

Funcionários da empresa participam de palestra com um médico especializado no tema como parte do Novembro Azul.
Escrito por ACOM/SANESUL
10/11/2022 16:27:33    


Médico Marcelo Vilela durante a palestra

O mês de novembro faz um alerta para o câncer de próstata, uma doença silenciosa porque não apresenta sintomas em seu estágio inicial. Esse foi o tema abordado na manhã desta quinta-feira (10) pelo médico Marcelo Luiz Brandão Vilela, ao proferir palestra para os funcionários da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul). 

Em clima descontraído e de interação, durante o evento ocorrido no auditório da empresa, o médico discorreu sobre a importância dos exames preventivos e das consequências para quem não se cuida. 

Representando o diretor-presidente da empresa, Walter Carneiro Júnior, o diretor Comercial e de Operações da empresa, Onofre Assis de Souza, abriu o evento lembrando de complicações envolvendo alguns colegas em relação a próstata e falou sobre a importância da campanha Novembro Azul como forma de prevenir a doença. 

“Aqui, a empresa oferece condições para que a gente possa cuidar da nossa saúde. Saúde é vida, porque de certa forma é que mantém a nossa família e o nosso trabalho, por isso a importância de vocês estarem aqui para ouvir o nosso palestrante”, disse Onofre, ao agradecer a presença de todos. 

Segundo o médico, os sintomas começam surgir quando o câncer está em estágio avançado, podendo provocar dificuldade em urinar, presença de sangue na urina ou dor na região das costas. 

Ele também orientou sobre a necessidade de se manter uma alimentação balanceada, evitando o consumo em excesso de bebidas alcoólicas e incentivou a prática de atividades físicas.

Segundo ele, adotar hábitos saudáveis também previne o surgimento de doenças. 

Quando ir ao urologista? 

Ainda durante a palestra, Marcelo Vilela reforçou que é importante estar atento aos sinais do corpo e procurar o urologista sempre que apresentar algum problema como dificuldade ao urinar, dor nos rins ou durante as relações sexuais. 

Ele observou que é importante agendar uma consulta com o urologista a partir dos 40 anos, lembrando que a prevenção é a melhor forma de combater o câncer. 

O profissional também advertiu sobre os casos em que há diagnóstico de câncer na família, acrescentando que os exames preventivos podem salvar a vida. 

PSA 

O câncer pode ser diagnosticado por meio de dois exames: toque físico e laboratorial analisando a dosagem do PSA. Após o resultado se houver aumento da glândula ou PSA alterado, o médico deve solicitar uma biópsia para detectar a presença do tumor e verificar a sua condição. Esses dois exames são fundamentais para a detecção da presença do câncer. 


Foto: Acom

Médico orienta funcionários da Sanesul


Foto: Acom

Funcionários da empresa participam de palestra Novembro Azul



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.