Obras do sistema de esgotamento sanitário mudam realidade do município de Iguatemi

Prefeito exalta importância dos investimentos da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) no município
30/11/2021 16:15:14

Walter Carneiro Júnior entrega lembrança da Rota do Saneamento ao prefeito Lídio Ledesma

As obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário em execução com recursos próprios da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) estão mudando a realidade do município de Iguatemi.

Os investimentos fazem parte da segunda etapa do programa Avançar Cidades e totalizam R$ 7.253.700,00.

O diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior, e o prefeito Lídio Ledesma participaram de ato público na tarde desta terça-feira (30) no município.

Até o momento, a empresa já executou 30% das obras do sistema de esgotamento sanitário no município, que tem um total de 37.6 quilômetros de rede coletora de esgoto, 1.627 ligações domiciliares de esgoto, além da construção de uma elevatória.

O diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul, Helianey Paulo da Silva, enalteceu a importância dos investimentos não apenas em Iguatemi, mas nos 68 municípios que a concessionária atende por determinação do governador Reinaldo Azambuja e do secretário Eduardo Riedel (Infraestrutura).

Doutor Lídio, como o prefeito é popularmente chamado por ser médico, exaltou a importância das obras, dizendo que a rede coletora de esgoto trará grande benefício para a saúde pública dos moradores da cidade.

“A importância da instalação da rede de esgoto é muito grande. É um serviço que não aparece, porque fica enterrado, mas as pessoas têm de ter o reconhecimento da importância porque ela impacta diretamente na saúde pública. O esgoto a céu aberto é responsável pelo grande número de infecções intestinais, principalmente a hepatite A, em qualquer região, em qualquer lugar do Brasil”, colocou Ledesma.

O prefeito acrescentou que com a rede coletora de esgoto em execução no município o poder público municipal elimina as fossas sépticas, o que, segundo ele, irá baratear custos e acabar com o incomodo que as famílias têm no momento.

“Eu, como médico, tenho que ressaltar isso. Morria muita criança antigamente por infecção intestinal, que era uma das doenças que mais acometiam as crianças. Tenho certeza absoluta que com a instalação do serviço de coleta de esgoto a população de Iguatemi estará livre disso”, afirmou.

Em sua fala, Walter Carneiro Júnior considerou importante a parceria com a prefeitura por meio da concessão dos serviços de água e esgoto e disse que a empresa tem enfrentado grandes desafios como forma de levar o desenvolvimento sócio-econômico para os municípios.

“A Sanesul tem sido reconhecida constantemente na mídia nacional como uma empresa que gera resultados, uma empresa que é um orgulho de Mato Grosso do Sul, um ativo do Estado, 100% pública. Ela está entre a as cinco companhias do Brasil em termos de resultados. E os desafios são enormes, são presentes e são diários, porque o nosso enfrentamento acontece 24 horas, nós somos uma indústria do saneamento básico”, disse.

Walter Carneiro Júnior cumprimenta o prefeito Doutor Lídio em ato público

Autoridades durante o ato público em Iguatemi