Entrega: Obras de saneamento em Itaporã somam mais de R$ 20 milhões

Governador Reinaldo Azambuja, secretários de Estado, prefeito e diretor-presidente da Sanesul entregam a estação de tratamento de esgoto para a cidade nesta terça-feira (31)
31/08/2021 16:41:06

Foto: CHICO RIBEIRO - Todas as fotos do evento

No valor de R$ 4,2 milhões, a ETE e as obras complementares deste sistema foram entregues pelo governo do estado e Sanesul em Itaporã

Acompanhado do governador Reinaldo Azambuja, secretários de Estado e do prefeito Marcos Pacco, o diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Walter Carneiro Jr., participou na manhã desta terça-feira (31), da solenidade de entregas de obras no município de Itaporã.

Durante a cerimônia, Reinaldo Azambuja, o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel e Walter Carneiro Jr. inauguraram a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) que vai atender a demanda do tratamento do esgoto doméstico da cidade.

No valor de R$ 4,2 milhões, a ETE e as obras complementares deste sistema foram feitas com recurso da empresa e de convênio com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), antiga parceira da Sanesul nos projetos de saneamento visando a universalização do serviço para toda a população.

Além de destacar as ações do governo em outros setores do município, o diretor presidente falou sobre o avanço na área de saneamento básico pontuando os investimentos feitos pela Sanesul que, segundo ele, totalizam mais de R$ 20 milhões desde o início da administração do governador Reinaldo Azambuja.

“Desde o início da administração do governador Reinaldo nós já priorizamos para o município mais de R$ 20 milhões de reais, R$ 10 milhões já entregues com essa obra de hoje e R$ 10 milhões estão em execução.

Município já recebeu mais de R$ 20 milhões de reais para melhorar atendimento de água tratada e ampliar a cobertura de esgotamento

Todas essas ações têm um único propósito, o da universalização do saneamento básico em Itaporã. Nós iremos sair dos atuais 15% de área de cobertura para mais de 55% já no próximo ano”, reforçou Walter Carneiro Jr.

Obras em andamento

Ele ainda destacou as obras em andamento de ampliação da rede de coleta, mais 36km, e outras 2.073 ligações que fecham esse  ciclo de investimentos.

O diretor da companhia de saneamento lembrou que quem  ganha é a população de Itaporã, inclusive em qualidade de vida, saúde e desenvolvimento econômico.

“É uma parceria muito forte entre a prefeitura com o governo e também com a Sanesul. “É mais qualidade de vida, é a empresa de saneamento cumprindo seu dever institucional, fazendo entregas para a população. É o povo de Mato Grosso do Sul que ganha com desenvolvimento, saúde e melhor expectativa para a família sul-mato-grossense”, acrescentou.

O prefeito Marcos Pacco considerou de extrema importância para o município à entrega dessas obras e agradeceu ao governador Reinaldo Azambuja, ao secretário Riedel e ao diretor Walter Carneiro por levarem obras de infraestrutura e outras ações para Itaporã.