Obras de saneamento da Sanesul representam um marco para Itaporã

Com recursos via programa Avançar Cidades, mais R$ 9,3 milhões estão sendo utilizados para aumentar a rede de coleta de esgoto na cidade
24/08/2021 13:56:35

Rede de esgoto sendo feita pelas equipes na Vila União; 36 km de redes serão feitas na cidade

O Governo do Estado, por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), executa importantes obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Itaporã, as quais representam um marco para a cidade, distante 225 quilômetros de Campo Grande.

Com recursos próprios da Sanesul, via programa Avançar Cidades, R$ 9,3 milhões estão sendo utilizados para aumentar a rede de coleta de esgoto em 36 km na cidade e fazer 2.073 novas ligações de imóveis.

“Esta grande obra será um marco para Itaporã no que se refere ao saneamento básico”, avalia o prefeito Marcos Pacco, um dos gestores mais experientes do Estado, que está no cargo pelo quarto mandato.

Já com o convênio da Funasa, foram viabilizados outros recursos para a construção de uma ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, estação elevatória, o emissário e ligações de esgoto, obras que foram concluídas em julho de 2021, um investimento de R$ 4,2 milhões.

Segundo Pacco, a Estação de Tratamento de Esgoto está preparada para atender a demanda de todo o município. “Estamos na expectativa que tudo esteja funcionado em breve, para que possamos finalmente materializar nosso sonho de promover uma melhor qualidade de vida para a população através do saneamento básico de qualidade”, destaca o prefeito, ao lembrar a luta para conquistar para Itaporã a aprovação do projeto Avançar Cidades, que destinou recursos por meio de uma parceria entre a prefeitura, o Governo do Estado/Sanesul e a Caixa Econômica Federal.

Autorizados pelo diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Jr., os investimentos incluem a execução das redes coletoras de esgoto, ligações domiciliares, mais duas estações elevatórias  demais obras complementares.

O prefeito Marcos Pacco, que está no quarto mandato, está levando esgotamento sanitário para toda a cidade com apoio da Sanesul e Governo do Estado.

“Pelo projeto em execução, mais de dois mil imóveis que ainda não tinham acesso à rede de tratamento de esgoto passarão a ter uma ligação e utilizar dos benefícios da rede pública. É a Sanesul presente na vida de cada sul-mato-grossense, em Itaporã não é diferente”, lembra o Walter Carneiro Jr.

A ampliação do esgotamento sanitário na "Cidade do Peixe”, como é conhecida a charmosa Itaporã, integra um audacioso planejamento idealizado pelo governador Reinaldo Azambuja e avalizado pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, em torno da concretização da universalização do setor em todo o Estado.

Assim como Itaporã, todas as obras contratadas pelo Governo, com recursos próprios da Sanesul, devem ser entregues até o fim do atual mandato.

“É um compromisso do governador Reinaldo Azambuja que estamos cumprindo, visitando o interior, levando infraestrutura, saneamento básico, qualidade de vida para toda a população. Vamos continuar investindo em qualidade de vida e saúde da nossa população”, afirmou Riedel.

Recorde de investimentos

A Sanesul bateu recorde de investimentos em obras de saneamento no período de dois anos. Desde julho deste ano, o diretor-presidente da empresa tem percorrido os municípios dentro do programa “Rota do Saneamento”, entregando obras e anunciando novos investimentos no setor de saneamento, obedecendo ao cronograma definido pelo governador Reinaldo Azambuja.

Dentre os investimentos incluem-se a ampliação do abastecimento de água tratada nos municípios com a perfuração de poços, aumento de reservação e novas ligações domiciliares, e também a implantação e aumento de cobertura do sistema de esgotamento sanitário com mais redes de coleta, ligações e a construção de ETES.

FASE ADIANTADA

De acordo com a Sanesul, as obras da ETE, com capacidade de tratar até 20 litros de esgoto bruto por segundo, já foram concluídas. A estação está sendo implantada na MS-156 numa localidade rural na saída para o Distrito de Montese.