Obras da Sanesul garantem melhorias no sistema de abastecimento de água em Ponta Porã

Desde abril, a empresa também está cumprindo um extenso cronograma de obras de mudanças de ramais no centro da cidade.
02/06/2023 10:32:17

Obras estão a todo valor no centro de Ponta Porã

Dentre uma série de iniciativas e investimentos, o governo do Estado tem dado especial atenção à melhoria da infraestrutura de saneamento nos municípios de Mato Grosso do Sul, cujas medidas visam promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população.

Com o objetivo de garantir ainda mais a segurança hídrica da região, o governo está investindo significativamente em obras de infraestrutura de saneamento na cidade de Ponta Porã,  localizada na fronteira com o Paraguai.

Atualmente, o município está testemunhando importantes obras que visam garantir o abastecimento de água tratada de qualidade para seus moradores.

Com um investimento de mais de R$ 3,8 milhões, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) está empenhada na construção de um reservatório apoiado de concreto armado com capacidade para 1000 m³, além na instalação de uma estação elevatória de água, adutoras, impermeabilização de reservatórios existentes e na ampliação da rede primária em 4.777 metros.

Ainda no município fronteiriço, está sendo realizada a instalação de válvulas redutoras de pressão e distritos de medição e controle com recursos próprios da empresa.

Para o diretor-presidente da companhia, Renato Marcílio, essas medidas são fundamentais para melhorar a segurança hídrica, garantindo um abastecimento regular e adequado para os moradores de um dos municípios mais importante do Estado no contexto socioeconômico.

Segundo ele, o investimento total de R$ 3.811.506,32 demonstra o compromisso da Sanesul em atender às necessidades da população e proporcionar melhorias significativas na infraestrutura de saneamento básico da região.

Atualmente, as obras do sistema de fornecimento de água na “Princesinha dos Ervais”, como é conhecida a bela cidade, estão avançadas, com 87%, conforme assegura a ADEMAM (Assessoria da Diretoria de Meio Ambiente), da Sanesul.

Vale ressaltar que, apesar de o abastecimento de água tratada já ter sido universalizado nos 68 municípios atendidos pela empresa, o governo do Estado continua trabalhando para aprimorar a segurança hídrica em todas as unidades consumidoras.

Nesse sentido, a determinação do governador Eduardo Riedel e da diretoria da empresa é trabalhar na perfuração de novos poços onde for necessário, visando ampliar a capacidade de reservação de água.

Ao falar sobre investimentos em prioridades no setor de água, o diretor-presidente da Sanesul ressalta a relevância de Ponta Porã como um dos principais parceiros institucionais da empresa.
Renato Marcílio observa que, além de sua potencialidade socioeconômica, a cidade também é uma unidade regional da Sanesul de destaque,  integrada por outras localidades como Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã e Paranhos.

O dirigente ressalta que o compromisso da empresa e do governador Eduardo Riedel é fornecer serviços de qualidade, promover mais saúde e bem-estar para população do Estado.

Com essas obras e investimentos em infraestrutura,  continua ele, a Sanesul reafirma seu compromisso em garantir o acesso universal ao saneamento básico e fortalecer a segurança hídrica na região de Ponta Porã e em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.

Para ele, a parceria entre o governo do Estado, a Sanesul e os municípios é fundamental para alcançar esse objetivo, proporcionando um ambiente saudável e sustentável para as comunidades locais.

MUDANÇA DE RAMAIS

Desde abril, a Sanesul também está cumprindo um extenso cronograma de obras  de mudanças de ramais no centro da cidade.

As obras fazem parte do projeto ‘Programa do Futuro’, com recursos do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata) e contrapartida da prefeitura, envolvendo obras de drenagem, água, alargamento de vias e modernização da linha internacional.

Pelo plano de execução, a empresa está  executando 9.500 metros de ligações de rede de água e padronizando mil ramais no perímetro central.

Dentro do cronograma definido pelo poder público municipal, o projeto foi dividido em lotes, entre os quais, o que incluem as obras subterrâneas. Para isso, a rede de água será deslocada em todo o perímetro central para as laterais para abrir espaço para a rede de drenagem e, consequentemente, o alargamento das vias.

Na prática, todos os ramais estão sendo deslocados para as calçadas, conforme prevê o plano de execução das obras que a Sanesul está promovendo na região central de Ponta Porã.

Sanesul toca obras no centro da cidade fronteiriça