ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

O meio ambiente é tudo. E tudo está conectado com o que você faz

Dia 5 de Junho celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente com o objetivo de incluir toda a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do nosso patrimônio natural.
Escrito por ACOM/SANESUL
04/06/2021 08:00:20    


Percebemos que o saneamento básico e o meio ambiente precisam caminhar lado a lado, eles estão conectados e com propósitos semelhantes.

O saneamento traz um conjunto de medidas para preservar ou modificar as condições do meio ambiente com o objetivo de prevenir doenças, promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população, a produtividade, facilitar a atividade econômica e diminuir os impactos ambientais que existem em razão da falta de saneamento. Já o meio ambiente oferece para o homem as condições essenciais para a sua sobrevivência e evolução.

 

Quando a falta de saneamento afeta o cenário onde vivemos: 

O saneamento tem um papel fundamental na nossa vida, e apresentar ou não os serviços de água e esgoto pode impactar diretamente no meio ambiente e na saúde humana.

O saneamento garante a preservação do meio ambiente porque destina adequadamente os resíduos nos aterros sanitários, garante o abastecimento e o tratamento da água, e faz o tratamento do esgoto por meio de sistemas de esgotamento sanitário. Já a falta de saneamento pode gerar inúmeros problemas para a natureza e consequentemente para a saúde da população.

A má qualidade da água é fator crucial para a proliferação de doenças como leptospirose, disenteria bacteriana, esquistossomose, febre tifóide, cólera, parasitóides, além do agravamento das epidemias, tais como a dengue.

Outro fator é a poluição gerada pela falta de tratamento do esgoto, juntamente ao descarte irregular e as diversas ligações clandestinas, afetando diretamente a natureza. Que por consequência impacta na saúde da população.

Segundo os institutos de pesquisas, o cenário do Brasil está longe de ser o ideal, mas já há sinais de comprometimento com o futuro.

 

O CENÁRIO EM MS

A Sanesul está investindo em parcerias justamente para atingir o cenário ideal de saneamento. Está vinculada ao Governo do Estado que pretende fazer de Mato Grosso do Sul o primeiro Estado do país a universalizar o saneamento (água e esgoto).

A Companhia já atingiu a universalização do abastecimento de água nas localidades operadas. Agora, mantém um cronograma de obras de infraestrutura em rede de esgoto e construção de ETEs, com recursos próprios e Federais, e conta com uma Parceria Público-Privada/PPP que vai acelerar do processo da universalização do esgotamento em MS. A meta da Sanesul é atingir 98% de cobertura em até 10 anos.

Dessa forma, Mato Grosso do Sul conseguirá cumprir o compromisso com a Organização das Nações Unidas (ONU) -uma resolução pela ONU de 2010 - que declarou o acesso à água limpa e segura e ao saneamento básico como direitos fundamentais. E, com o texto do novo marco legal do saneamento básico que tem a meta de garantir o atendimento de 99% da população com água potável e de 90% com tratamento e coleta de esgoto, até 31 de dezembro de 2033.

Em Mato Grosso do Sul investir em saneamento se tornou fundamental para a saúde de todos, inclusive do meio ambiente. Um ecossistema preservado é bom para toda a sociedade.



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.