Novos investimentos ampliam sistema de esgotamento sanitário em Nioaque

No começo deste mês, a diretora-presidente da empresa, Marta Ferreira Rocha, assinou ordem de serviço no valor de mais de R$ 12,9 milhões para o início das obras na cidade.
07/06/2022 16:19:14

Sanesul investe mais de R$ 12 milhões em obras em Nioaque

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) definiu esta semana novos investimentos no setor de infraestrutura de saneamento básico a fim de ampliar a área de cobertura do esgotamento sanitário na cidade de Nioaque.

No começo deste mês, a diretora-presidente da empresa, Marta Ferreira Rocha, assinou ordem de serviço no valor de mais de R$ 12,9 milhões para o início das obras na cidade, localizada no sudoeste do Estado.

O documento também foi assinado pelo diretor de Engenharia e Meio Ambiente da companhia de saneamento, Helianey Paulo da Silva, e por representante da empresa contratada.

Com recursos próprios da Sanesul, via programa ‘Avançar Cidades’, e do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), os investimentos totalizam R$ 12.594.000,00.

Pelo contrato, a empreiteira terá prazo de 24 meses para conclusão das obras a contaR da data da assinatura da ordem de serviço.

Para Marta Rocha, a área de cobertura do esgoto, atualmente, em Nioaque é de 42,25%, mas com os novos investimentos deve chegar a um percentual bastante significativo em 2024, em torno de 73%.

Segundo ela, além de Nioaque, a determinação do governador Reinaldo Azambuja, é investir em todos os municípios onde a empresa mantém a concessão dos serviços públicos com objetivo de antecipar a meta pretendida que é a universalização do esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul.

Nioaque era um dos municípios do Estado que ainda não contavam com o sistema de esgotamento sanitário e, com os novos investimentos e o planejamento, a Sanesul resgata um compromisso histórico.

Lá, a empresa está construindo uma nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e, provavelmente, no ano que vem, permitirá que 50% da cidade contem com a rede coletora de esgoto doméstico.

ROTA DO SANEAMENTO

Em março do ano passado, a Rota do Saneamento, programa criado pela Sanesul, levou quase R$ 13 milhões em investimentos no setor de esgotamento sanitário para Nioaque.

Além da nova ETE, ordem de serviço assinada pela empresa e pelo prefeito Valdir Júnior, prevê a execução de 24.4 quilômetros de rede coletora de esgoto, 905 ligações domiciliares e quatro elevatórias.

Nioaque é uma das principais cidades turísticas e culturais do Estado que também está dentro da meta da universalização do setor a partir da conclusão das próximas obras de ampliação da rede coletora de esgoto.

A Rota do Saneamento percorreu mais de 60 municípios de julho do ano passado até agora cumprindo o cronograma de entrega de obras, incluindo de água e esgoto, estabelecido pelo governador Reinaldo Azambuja.

Considerado ainda ineficiente em algumas regiões do País, o setor de infraestrutura de saneamento avança gradativamente em Mato Grosso do Sul, estado que estabeleceu a meta de se antecipar ao que determina o novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 11.445/07).

Por meio de um planejamento estratégico do governo do Estado e da Sanesul, os investimentos nessa área têm refletido positivamente na melhoria da qualidade de vida da população, índice que avança cada vez mais à medida que a estatal mplanta novas frentes de obras, incluindo de fornecimento de água potável e esgotamento sanitário nos 68 municípios em que opera.