Novo investimento da Sanesul universaliza sistema de esgotamento sanitário em Japorã

Acompanhado do Diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul, Helianey Paulo da Silva, o diretor-presidente da concessionária, Walter Carneiro Júnior, inaugurou na manhã desta terça-feira (30), importantes obras no município.
30/11/2021 10:51:04

Walter Carneiro Júnior fala no evento em Japorã

Japorã, localizado na região Cone Sul do Estado, é mais um município a ter o sistema de esgotamento sanitário universalizado após entrega de novas obras como parte da ‘Rota do Saneamento’, da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul).

A cerimônia de entrega das obras contou com a presença do prefeito Paulo César Franjotti, vereadores, secretários municipais e outras autoridades públicas, além de moradores.

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), que representou no ato a Assembleia Legislativa e o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), comemorou o fato de Japorã contar a partir de agora com 100% do sistema de esgoto sanitário.

“É um prazer está nesse momento representando o governador Reinaldo Azambuja. Aqui é um exemplo para o nosso Mato Grosso do Sul, porque universalizou completamente o esgoto. Então, que os outros municípios possam seguir o mesmo exemplo”, disse a parlamentar, referindo-se a um dos municípios que atende na região do Cone Sul.

O prefeito destacou a importante parceria com o governo, por meio da Sanesul. Segundo Franjotti, os investimentos feitos por determinação do governador Reinaldo Azambuja melhoraram vários setores da daministração pública.

“A gente procura ser parceiro, e eles são parceiros da nossa administração. Isso tem feito Japorã melhorar em vários setores. Tenho certeza que no próximo ano seremos contemplados com novos projetos. O Distrito de Jacaraí está sendo contemplado com um poço, isso significa dizer que a população já tem uma água de qualidade. Precisamos agora fazer a extensão de rede, os relógios, enfim, para a população de lá passar a ter de fato um atendimento de qualidade e uma água de qualidade. Estamos muito contentes com a administração do governador Reinaldo, que tem nos atendido muito”, disse o prefeito.

Em seu discurso, Walter Carneiro Júnior reafirmou o compromisso do governador Reinaldo Azambuja e do secretário Eduardo Riedel (Infraestrutura) em avançar cada vez mais em obras de saneamento visando o cumprimento da meta de universalização do esgotamento sanitário nos 68 municípios onde a Sanesul opera.

O diretor destacou a união da empresa, incluindo a participação dos diretores, funcionários das unidades regionais e colaboradores, em torno do programa ‘Rota do Saneamento’, cujo objetivo é levar melhor qualidade de vida para a população.

“A gente só avança operando em conjunto. A filosofia nossa é de trabalho, de comprometimento e de entregas para a população. A Sanesul só consegue está entre as melhores empresas do Brasil porque existe um comprometimento coletivo e ninguém faz nada sozinho”, colocou.

Walter Carneiro Júnior observou que o estado já possui 100% da área de cobertura de água e que a meta agora é atingir a universalização do esgotamento sanitário.

Atualmente, Mato Grosso do Sul tem 55% da área de cobertura de esgoto, sendo o primeiro estado brasileiro a se antecipar a meta do Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

“A gente só consegue avançar se existir uma interlocução desses atores e todo mundo trabalhar com o mesmo propósito, o interesse nosso é comum, melhorar a qualidade de vidas das pessoas, fazer entregas para a população, poder contribuir para que cada família tenha uma água de qualidade. O Estado tem 100% de água universalizada, não tem problema de abastecimento”, reforçou o diretor da concessionária, acrescentando que a missão agora é concluir o sistema de esgoto em MS.

OBRAS

Durante a cerimônia, foram entregues a obra de execução de 13,6 quilômetros de rede coletora de esgoto e 440 ligações domiciliares de esgoto, feita com recursos próprios da Sanesul como parte da segunda etapa do programa ‘Avançar Cidades’.

No total, a Sanesul desembolsou R$ 1.900.682,17 na execução dessas obras na área de esgotamento sanitário que vão garantir melhor qualidade de vida aos moradores de Japorã.

POÇO TUBULAR

A Sanesul entregou ainda a perfuração e ativação do poço tubular profundo (JCA-003) com vazão de 23 metros cúbicos de água por hora e profundidade de 130 metros, para atender aos moradores do Distrito de Jacareí. O valor dessa obra foi de R$ 372.718,26.

De acordo com a unidade local da Sanesul, esse poço foi perfurado para aumentar a produção de água e ser reforço durante a recuperação de outra unidade.

O abastecimento do distrito de Jacareí conta hoje com dois poços (JAC-002 e JAC-003), um reservatório elevado com capacidade de 30 mil litros e 1 abrigo de tratamento, para  abastecimento de aproximadamente 290 residências, atendendo uma população de aproximadamente de 780 pessoas.

Walter Carneiro Jr. durante evento

Deputada Mara Caseiro discursa na cerimônia

Solenidade contou com a presença de várias autoridades