Maracaju recebe investimentos de mais de R$ 12,2 milhões em obras água e esgoto

O prefeito Marcos Calderan recepcionou o diretor-presidente da companhia, Walter Carneiro Júnior, que foi entregar mais de R$ 12,2 milhões em obras de água e esgoto no município.
23/03/2022 11:33:42

Walter Carneiro Júnior foi recebido no gabinete do prefeito Marcos Calderan

Cidade que se destaca pelo elevado potencial no agronegócio em Mato Grosso do Sul, Maracaju recebeu na manhã desta quarta-feira (23) a comitiva da “Rota do Saneamento”, programa criado pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) para entrega de obras dos sistemas de água e esgotamento sanitário no Estado.

São obras que vão desde a perfuração de poços e construção de reservatórios a implantação de estações elevatórias de água tratada, além da ampliação de rede coletora de esgoto em extensão significativa visando melhorar a qualidade de vida da população local.

Apesar de universalizado no Estado, o serviço de fornecimento de água potável é mantido pela companhia visando garantir a segurança hídrica de cada um dos 68 municípios em que opera.

No setor de abastecimento de água, por exemplo, Walter Carneiro Júnior entregou investimentos que somam mais de R$ 5 milhões em obras.

O projeto inclui ativação de um poço tubular (MAR-012), com profundidade 280 metros e vazão de 225 metros cúbicos por hora; 2.754 metros de rede de distribuição; 2.600 metros de adutora de água bruta; 2.020 metros de adutora de água tratada; duas estações elevatórias, unidade de tratamento e urbanização do local.

Também foram entregues ao município a construção de dois reservatórios metálicos com capacidade de 1000 metros cúbicos de água, cada um (Centro de Reservação Alto das Palmeiras e Centro de Reservação Vivendas do Sul).

UNIVERSALIZAÇÃO DO ESGOTO

Com recursos próprios da Sanesul, por meio do programa Avançar Cidades, outros R$ 5.161.354,83 foram investidos em obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade, incluindo a execução de 35.728 metros de rede coletora de esgoto e 1.708 ligações domiciliares.

Maracaju conta hoje com 44.79% da área de cobertura de esgoto, mas a proposta da companhia de saneamento, por determinação do governador Reinaldo Azambuja e do secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, pasta a qual a Sanesul pertence, é atingir a meta da universalização, a exemplo dos demais municípios nos quais mantém a concessão dos serviços públicos.

“Hoje, entregamos mais de R$ 12 milhões em obras aqui. São obras que reforçam a segurança hídrica no município, novo poço, novos reservatórios, nova adutora. Entregamos também grandes obras em esgotamento sanitário, mais de 30 quilômetros de rede foram entregues para a população e,com isso, a gente antecipa a nossa meta para poder universalizar o esgoto em Maracaju até o fim do ano de 2024”, disse Walter Carneiro Júnior, ao lado de uma das obras juntamente com o vereador Oséias Enfermeiro.

Ele disse que a Sanesul assinou um aditivo com o município, junto com a Câmara de Vereadores, antecipando a meta contratual visando a universalização do esgotamento sanitário.

O prefeito Marcos Calderan agradeceu ao governador Reinaldo Azambuja e ao diretor da Sanesul pelos investimentos.

“Obrigado, Walter, pelo empenho seu à frente dessa empresa fantástica, que é a Sanesul, está adiantando inclusive uma previsão que era para 2033, trazendo para 2025 o esgotamento sanitário total em Maracaju, colocando a nossa cidade, realmente, no lugar de cidade próspera e desenvolvida e entregando essas obras, novos poços, aumentando a potência dos poços para poder atender dignamente a nossa população. Obrigado também ao governo do Estado pelos investimentos", colocou.

Durante o ato, Walter Carneiro Júnior entregou o troféu "Rota do Saneamento" a Marcos Calderan, conferido aos gestores públicos parceiros da companhia nos 68 municípios em que opera.

Sanesul entrega obras importantes em Maracaju

Walter Carneiro Júnior e o prefeito descerram a placa inaugural