Governo e Sanesul entregam Estação de Tratamento de Esgoto na terça-feira, 31, em Itaporã

Serão entregues R$ 4,2 milhões em obras de saneamento
27/08/2021 16:21:51

Nessa obra, a Sanesul contou com recursos do convênio firmado com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que foram somados aos recursos da própria empresa.

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e o diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Walter Carneiro Jr., participam na terça-feira (31), de ato público de entrega de obras de saneamento no município de Itaporã.

Foram concluídas as obras da Estação de Tratamento de Esgoto com capacidade de tratar até 20 litros de esgoto bruto por segundo, uma estação elevatória, rede coletora e 88 ligações de imóveis. Essas obras formam concluídas em julho, um investimento no valor de R$ 4,2 milhões.

Para viabilizar esse avanço na cobertura de esgotamento em Itaporã, a Sanesul contou com recursos do convênio firmado com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que foram somados aos recursos da própria empresa.

Esses e outros investimentos integram o extenso cronograma de obras como parte da “Rota de Saneamento” da Sanesul que  tem percorrido os municípios com objetivo de cumprir a meta de universalização do esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul.

A universalização do saneamento básico em Mato Grosso do Sul, incluindo água tratada de qualidade e coleta e a tratamento de esgoto doméstico, faz parte do planejamento estratégico estabelecido pelo governador Reinaldo Azambuja e avalizado pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

O prefeito de Itaporã, Marcos Pacco, considera de extrema importância para o município à entrega dessas obras.

“Além de receber o governo do estado para a inauguração de uma estação de tratamento, a Sanesul já está em outra frente de trabalho nos bairros da nossa cidade. Estão executando 36 km de rede de esgoto, mais 2.073 mil novas ligações de imóveis e construindo mais duas elevatórias de apoio. Com isso, em torno de 70% da população será beneficiada. Isso é parceria com um governo presente, dando importância para o nosso município, para nossa gente, para o nosso povo”, comemorou o prefeito.

Pacco disse que é fundamental que o poder público consiga levar a todos os moradores a rede de esgoto como forma de acabar com as fossas sépticas que existem na cidade.

“Isso é prevenção, muito mais saúde e também uma economia no futuro em nosso município, porque é assim que a gente consegue diminuir o número de pessoas doentes nos postos e hospitais ”, acrescentou o gestor.

O prefeito agradeceu o carinho especial que o governador Reinaldo Azambuja e o diretor Walter Carneiro Jr têm por Itaporã ao levarem obras de infraestrutura e outras ações que, segundo ele, muitas vezes as pessoas não conhecem o que isso realmente representa para o município.

Em execução: Com recursos próprios da Sanesul, por meio do programa Avançar Cidades, estão sendo aplicados mais  R$ 9,3 milhões para aumentar a rede de coleta de esgoto em 36 km no município e fazer 2.073 novas ligações domiciliares.

Somando aos recursos da obra da ETE entregue e das obras que estão em execução, Itaporã recebe um investimento de R$ 13,5 milhões em saneamento.

Entrega

Horário: 11 horas

Local: Sentido Itaporã a Montese, BR-156 (em frente a Cerealista Vale, entrada a esquerda).