Governo e Sanesul autorizam obras de saneamento na cidade de Laguna Carapã

Com recursos próprios da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), o Governo do Estado autoriza na tarde desta sexta-feira (25) o início de obras de infraestrutura de saneamento na cidade de Laguna Carapã.
24/02/2022 15:00:07

O governador Reinaldo Azambuja e o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior, participam do ato de assinatura para o início das obras voltadas ao sistema de abastecimento de água tratada no município.

O evento deve contar ainda com a presença do prefeito Ademar Dalbosco, vereadores, secretários municipais e outras autoridades públicas integrantes da comitiva do governador.

Laguna Carapã será o 50º município a ser visitado por Walter Carneiro Júnior e demais diretores da Sanesul como parte da Rota do Saneamento, que desde julho de 2021 tem percorrido várias regiões do Estado para entregar obras e anunciar outros investimentos nos 68 municípios onde a empresa mantém a concessão dos serviços públicos de água e esgoto.

Com um contrato no valor de R$ 1 milhão, conforme o processo de licitação, Laguna Carapã terá maior reservação de água tratada a partir da perfuração de um poço tubular profundo (LCA-006), cuja previsão de vazão é de 40 metros cúbicos por hora e profundidade 250 metros.

A companhia tem cumprido à risca o cronograma de entrega de obras estabelecido pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário Eduardo Riedel (Infraestrutura), incluindo os setores de abastecimento de água e esgotamento sanitário, cujo objetivo é levar melhor qualidade de vida para a população sul-mato-grossense.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Em Laguna Carapã, a Sanesul também está investindo em obras de ampliação do esgotamento sanitário. A ideia da companhia é atingir a meta de universalização do esgotamento sanitário nos 68 municípios em que opera, estabelecida pelo governador Reinaldo Azambuja visando se antecipar ao novo marco legal do saneamento básico.

A companhia está investindo um total R$ 3,2 milhões em rede coletora de esgoto na cidade com recursos próprios, como parte do programa Avançar Cidades.

Estão em execução no município, com 29% das obras concluídas, 23.546,53 metros de rede coletora de esgoto e 941 ligações domiciliares de água.