Governo do Estado prioriza atenção em saneamento básico na região do Pantanal

Funcionários da Regional Aquidauana se reúnem para comemorar resultados
01/07/2022 09:46:21

A Regional Aquidauana - GERAQ incorpora os municípios de Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Terenos. Água tratada e rede de esgoto em frente de casa. Este cenário já faz parte da realidade de uma grande maioria de moradores das cidades que compõe a Regional.

Em Anastácio, a atual gestão do Governo do Estado (entre obras concluídas + em execução + a executar) através da Sanesul já investiu R$ 15,4 milhões no fornecimento de água tratada, na coleta e tratamento do esgoto doméstico, e na construção de uma ETE- Estação de Tratamento de Esgoto. Atualmente, a empresa também está perfurando um poço tubular profundo, o ANA-010, com previsão de vazão de 30m³/h, um reforço para o sistema de abastecimento.

Já em Aquidauana, em março deste ano, a Sanesul entregou mais obras de execução de 14,2 km de rede coletora de esgoto, 608 ligações domiciliares e duas estações elevatórias. O valor do investimento foi de R$ 2,2 milhões. Localizada na região sudoeste do Estado, a cidade recebeu ainda novos investimentos, como mais 14 km de rede coletora de esgoto e 1.274 ligações domésticas, obras que custaram R$ 2,8 milhões. No total, a companhia investiu R$ 5.116.997,81 nessas obras em Aquidauana.

Situadas na região Pantanal do Estado, Miranda tem 48% e Bodoquena tem 84,8% da área de cobertura do esgoto, e caminham para atingir a meta pretendida que é universalizar o sistema, a exemplo dos demais municípios onde a empresa tem contrato de concessão.

É o cumprimento do compromisso assumido com a população que passa a ter mais qualidade de vida, saúde e conforto dentro de casa. É a universalização do sistema de esgotamento sanitário chegando na região do Pantanal.

No dia 2° de julho, a regional recebe a tradicional festa junina da Sanesul. Sem fins lucrativos, na sua 20ª edição, o arraiá vai reunir gerentes, supervisores e funcionários para comemorar as metas atingidas e confraternizar.

UNIVERSALIZAÇÃO

Mais de 50% dos municípios de Mato Grosso do Sul avançam na universalização dos serviços de esgotamento sanitário.

Entre os municípios que avançam no setor estão Três Lagoas, com 99% da área de cobertura, Bonito (96,61), Japorã (96,83), Ponta Porã (95,08),  Paranaíba (99%), Porto Murtinho (92,30%), Tacuru (91,71%), Ribas do Rio Pardo (88,27%), Bodoquena (84,85%) e Paranhos (84,64%).

A ideia do governador Reinaldo Azambuja e da Sanesul é que nós próximos 10 anos, o estado tenha orgulho de ser o primeiro do país a ter 100% de coleta e tratamento do esgoto sanitário, atingindo assim a universalização do saneamento básico.

Conheça mais dessa Regional: