Equipe da Companhia de Sergipe visita Sanesul para conhecer o processo e execução do Contrato de Performance em Dourados

A exemplo da Sanesul, a DESO- Companhia de Saneamento de Sergipe, também está adotando o Contrato de Performance; a equipe da gerência de combate as perdas passou pela Sanesul e conversou com os técnicos para entender como é feita a fiscalização das obras do contrato adotado para Dourados e que completou um ano com excelentes resultados
30/11/2022 15:48:18

Foto: acom

Na sala do NOC, equipe Sanesul recebe os gerentes de combate a perdas da DESO de Sergipe, responsáveis pelas localidades do interior atendidas pela Companhia.

Um grupo da equipe da Companhia de Saneamento de Sergipe, a DESO, esteve em Campo Grande conhecendo as instalações da Sede Sanesul e trocando informações sobre o Contrato de Performance que está sendo executado na cidade de Dourados.

Segundo os profissionais, a DESO também está adotando este modelo de contrato e veio ver de perto como é feita a execução e fiscalização dos serviços, o controle das metas estabelecidas e a aferição dos resultados ao longo dos trabalhos.

Eles são representantes da gerência de combate a perdas, responsável pelas localidades do interior do Sergipe atendidas pela Companhia.

Os resultados positivos em Dourados chamam a atenção dos executivos de Sergipe que também pretendem alcançar metas de eficiência operacional no sistema de água do estado. A DESO possui semelhanças estruturais com a Sanesul, na quantidade de municípios atendidos e quantidade de funcionários.

No início da tarde, o Gerente de Desenvolvimento Operacional, Elthon Santos Teixeira, que acompanha este contrato, mostrou os resultados positivos de Dourados em números. Em um ano, este modelo de contrato adotado em Dourados chama atenção do setor pelos bons resultados que vem gerando na redução de perdas de água, que é um dos principais desafios das companhias nacionais e que, inclusive, o próprio marco legal estipula uma meta de redução da perda na distribuição de água de 40% para 25% até 2033.

Segundo o gerente, a Sanesul está avançando em ações para atender o que a lei exige, isso sem comprometer a qualidade dos serviços entregues para a população.

Na sala do NOC- Núcleo de Operações  da Sanesul, foi possível apresentar os trabalhos de monitoramento dos sistemas de abastecimento de água dos municípios do Mato Grosso do Sul. O diretor Onofre Assis de Souza, do Comercial e de Operações da empresa, conversou com a equipe sergipana sobre a construção do contrato até a sua execução, e as metas que foram estipuladas e atingidas em um ano.

Já o gerente da regional de Dourados, Madson Valente, pode falar sobre os desafios da execução do contrato e as obras no dia a dia da cidade.

O diretor Onofre Assis de Souza, do Comercial e de Operações da Sanesul, conversou com a equipe sergipana sobre as ações de combate as perdas nas nossas cidades

CONTRATO DE PERFORMANCE

Desde 2017 a Sanesul decidiu intensificar esforços na construção de um Plano Diretor de Redução de Perdas de longo prazo. Em 2021, a empresa adotou o Contrato de Performance cujo objetivo é buscar a maior eficiência operacional. É um modelo onde a empresa contratada fica responsável por todo o investimento em materiais, mão de obra e prestação dos serviços. Ele possibilita novas soluções e abordagens, visto que sua base é a instituição privada ser remunerada pela entrega dos serviços e pelo cumprimento das metas acordadas. Ou seja, a empresa contratada precisa estar comprometida com a eficiência e a entrega de resultados, além de dar rapidez na execução das obras e serviços.

RESULTADOS EM DOURADOS

A iniciativa que foi inédita na empresa tem dado muito certo. Em Dourados, após a fase de implantação das obras, o resultado superou a previsão. No mês de setembro/2022, por exemplo, foram evitadas as perdas de 330 milhões de litros de água, bem além da meta proposta, gerando impacto positivo para o Sistema de Abastecimento de Água de Dourados do ponto de vista operacional e financeiro.

Com a recuperação deste volume há mais água disponível para a população e melhor aproveitamento dos poços e da ETA - estação de tratamento de água. Para Dourados, município que cresce aceleradamente a cada mês, o benefício é gigantesco, pois toda água que é preservada acaba sendo disponibilizada para os novos moradores e seus imóveis.

Também significou uma redução de custos com energia e produtos químicos, e uma queda de consumo de energia de 300 mil KWh por mês para a empresa.

A implementação de programas de combate a perdas de água tratada permite que concessionárias de saneamento tenham mais receita para investir.

NOVOS CONTRATOS

Com os resultados positivos observados, a Sanesul já planeja novas contratações nesta nova modelagem. Está prevista a implantação de Contrato de Performance em Ponta Porã, e em fase de elaboração um projeto para redução de perdas nos municípios de Corumbá e Ladário. Também uma segunda etapa para Dourados, mas com enfoque em perdas comerciais.

É a segunda vez que a DESO troca informações sobre o Contrato de Programa, a primeira foi quando a Companha estava construindo o contrato do estado sergipano