Em Angélica, Rota do Saneamento entrega Estação de Tratamento de Esgoto, mais um poço e novo reservatório de água

Foram entregues no ato mais de R$ 8,5 milhões em obras de saneamento do Governo do Estado por meio da Sanesul.
09/09/2021 14:01:46

Com recursos da Funasa e Sanesul, foram concluídas e entregues obras de esgoto e água

Durante cerimônia na manhã desta quinta-feira (9), o diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Walter Carneiro Júnior, entregou importantes investimentos de infraestrutura do saneamento básico no município de Angélica, na região da Grande Dourados.

Galeria de fotos do evento

A cerimônia contou com a presença do prefeito Aparecido Geraldo Rodrigues, do deputado estadual José Carlos Barbosa - o Barbosinha, vereadores, secretários municipais, do diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul, Helianey Paulo da Silva, e funcionários da unidade local da Companhia de saneamento.

Os investimentos incluem recursos da própria empresa e do governo federal via Funasa (Fundação Nacional de Saúde), como parte do PAC 2.

Com recursos da Funasa (R$ 7,7 milhões) , foram concluídas uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) com capacidade de tratar 14,5 litros por segundo, uma elevatória, o emissário, 18km de rede coletora de esgoto e 1.367 ligações domiciliares. Também foram entregues à população de Angélica o poço tubular profundo ANG-010 e um reservatório apoiado em aço carbono de 500 mil litros, estes com recursos da empresa.

Em discurso, Barbosinha, que já foi prefeito de Angélica, agradeceu ao que chamou de ‘extraordinária parceria da Funasa’, destacou os investimentos e enalteceu o trabalho de Walter Carneiro Júnior à frente da Sanesul.

“Parabéns pela entrega da Estação com capacidade para tratar todo o esgoto da cidade e da rede de cobertura que se aproxima dos 80%, muito próximo da universalização. É o nosso diretor Walter Carneiro Júnior realizando um grande trabalho no desenvolvimento do saneamento em nosso Estado”, elogiou o parlamentar, acrescentando que o atual dirigente compreendeu a dinâmica de trabalho da empresa e faz uma gestão de destaque.

Ele destacou a atuação da diretoria da empresa, com apoio do superintendente da Funasa, Jair Leite Viana, visando recuperar os recursos para a construção da ETE.

“Esse dinheiro ficou perdido por um período, agora fico muito feliz porque o Walter e o Jair da Funasa fizeram a recuperação desse projeto que possibilitou a construção da ETE”, acrescentou.

O deputado, que já foi diretor-presidente da Sanesul, também fez menção ao trabalho do governador Reinaldo Azambuja e do secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, na área de saneamento no Estado.

RELEVÂNCIA SOCIAL

O superintendente Jair Leite Viana destacou em sua fala a relevância social das obras de saneamento no município em parceria com o governo do Estado por meio da Sanesul.

“Esse projeto que está sendo entregue vai ter um impacto relevante na assistência básica do município, o secretário municipal de Saúde vai poder perceber os índices de doenças  diminuírem através dessa obra que a Sanesul está entregando para vocês”, previu o representante da Funasa no Estado.

Novo reservatório apoiado em aço carbono tem capacidade para 500 mil litros e foi concluído com recursos da empresa.

O prefeito Aparecido Geraldo Rodrigues discursou em agradecimento pelos investimentos, destacando o apoio do deputado Barbosinha, o diretor Walter Carneiro Júnior pela execução das obras, e o diretor da Funasa pela parceria.

O diretor-presidente da Sanesul reafirmou o compromisso do governador Reinaldo Azambuja e do secretário Eduardo Riedel em entregar todas as obras de saneamento nos municípios atendidos pela Sanesul, e enalteceu a parceria com a Funasa visando a execução de importantes obras em Angélica e outros municípios.

“O governo Reinaldo Azambuja é municipalista, tem obras e ações em todo Estado”, pontuou.

Ele lembrou que a meta do governador Reinaldo Azambuja e da Sanesul é atingir a universalização do esgotamento sanitário, a exemplo do abastecimento de água tratada que, segundo o dirigente, já é uma realidade em Mato Grosso do Sul.

Walter Carneiro Júnior também agradeceu o apoio do deputado Barbosinha e da Assembleia que tem atuado forte em favor de importantes projetos de desenvolvimento não apenas em Angélica, mas em todo Estado.

“A conquista que hoje aqui entregamos é fruto de muito trabalho realizado por muitas mãos. São vários os autores envolvidos para que a gente possa chegar ao produto final que é fazer a entrega para a população de uma obra que irá beneficiar diretamente a vida de cada cidadão”, pontuou.

Walter Carneiro Júnior destacou ainda a participação política local no desenvolvimento da cidade, lembrando que durante o evento de entrega das obras encontravam-se quatro ex-prefeitos que, segundo o dirigente, contribuíram decisivamente para o desenvolvimento do município, entre eles o deputado Barbosinha e Luiz Milhorança, atualmente supervisor da Sanesul local.

Com recursos da Funasa, R$ 7,7 milhões, foram concluídas uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) com capacidade de tratar 14,5 litros por segundo, uma elevatória, o emissário, 18km de rede coletora de esgoto e 1.367 ligações domiciliares.

Também foi entregue à população de Angélica mais um poço tubular profundo, o ANG-010