Com água tratada universalizada, Sanesul investe em esgotamento sanitário nos bairros e centro de Corumbá

24/06/2022 10:26:46

Em Corumbá, na atual gestão do Governo do Estado, estão investidos R$ 98,5 milhões de reais em saneamento, seja no abastecimento de água tratada ou na coleta e tratamento do esgoto doméstico.

Localizada a 453 km da capital Campo Grande, Corumbá é considerada a quarta maior cidade de MS, com características geográficas específicas e desafiadoras para manter e ampliar a rede de saneamento para todos os bairros.

Mesmo assim, a Companhia de Saneamento de MS - Sanesul, conseguiu executar muitos projetos importantes de saúde pública, contribuindo na qualidade de vida da população.

FOTOS DE OBRAS EM CORUMBÁ

A Sanesul investiu em projetos de ampliação do sistema de reservação e de infraestrutura da distribuição de água.

Por exemplo, um novo reservatório no Bairro Guatós (parte alta da cidade) que atende a princípio o Conjunto Habitacional Flamboyant 1, 2 e 3. Ele tem capacidade de armazenamento de 500 mil litros de água tratada. Essa obra foi executada com recursos próprios da empresa. Além disso, fez investimentos na captação de água no município, que é feita pelo Rio Paraguai.

Leia matéria relacionada: http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-investe-no-abastecimento-de-agua-em-corumba

SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Desde 2020, a Sanesul tem realizado projetos de ampliação do sistema de coleta de esgoto na cidade de Corumbá.

Essa ampliação da rede de coleta na cidade é realizada com recursos do Orçamento Geral da União – OGU e da própria empresa, no valor de R$ 14,4 milhões de reais.

Os bairros contemplados com este pacote de obras são Santos Dumond, Aeroporto, Universitário (Vila Mamona), Cristo Redentor (conjunto Cravo Vermelho) e a região do Centro.

Ampliar a rede de coleta e tratamento do esgoto em Corumbá faz parte do projeto do Governo do Estado e Sanesul que buscam investimentos para alcançar a universalização do serviço em todo Estado de MS.

Este ano, a Sanesul fez entregas de novas obras de infraestrutura na área de abastecimento de água em Corumbá. No ato de entrega, o prefeito destacou que a concessão dos serviços públicos à empresa de saneamento, aprovada pela Câmara de Vereadores, foi fundamental para a concretização dos projetos e execução das obras na cidade. “O investimento que a Sanesul está fazendo para Corumbá é de suma importância para nós corumbaenses. Esse convênio foi de grande valia para Corumbá”, frisou, ao agradecer também os funcionários locais da empresa pelo empenho.

Leia mais sobre as entregas no link: https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/prefeito-diz-que-investimentos-da-sanesul-sao-de-suma-importancia-para-corumba-6515

Universalização do saneamento

Com 100% de cobertura de água tratada nas residências dos municípios atendidos, a meta agora da companhia é atingir a universalização do esgotamento sanitário, antecipando assim o prazo fixado pelo Novo Marco Legal do Saneamento, e elevando Mato Grosso do Sul à condição de primeiro estado do país a cumprir as exigências legais.  Corumbá está junto com o estado de MS nessa meta.

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO - Corumbá

Reservatório de água em Corumbá