Cidades contempladas com investimentos da Sanesul comemoram mais um ano de emancipação

Anastácio, Iguatemi e Terenos comemoram mais um ano de emancipação político-administrativa no dia 08 de maio
06/05/2022 11:29:32

Os investimentos sanitários da Sanesul têm como objetivo levar saúde, bem-estar e qualidade de vida a todos os moradores das cidades, por meio do fornecimento de água e do tratamento do esgoto doméstico. Entre elas estão, Anastácio, Iguatemi e Terenos, que celebram suas respectivas emancipações neste dia 08 de maio.

Anastácio comemora 57 anos e, na atual gestão do governo do estado, já recebeu mais de R$ 15,3 milhões em investimento para fornecimento de água e ampliação da rede de esgoto. Atualmente, possui 32,56% de cobertura de esgotamento, mas com obras de ampliação que deverão dar maior cobertura e acesso da população ao serviço.

Parte desse avanço se deve à rota do saneamento, programa que entregou obras e programou novos investimento de acordo com o plano de investimento que a empresa mantém com o município.

Em março deste ano, a diretoria entregou a execução de 10.307 quilômetros de rede coletora de esgoto e 521 ligações domésticas, obras que vão ampliar o sistema de esgoto da cidade, localizada no sudoeste de Mato Grosso do Sul. As obras custaram R$ 1.413.727,86.  Durante o evento, o prefeito Nildo Alves recebeu o troféu “Rota do Saneamento”, criado para prestigiar gestores públicos parceiros da empresa que trabalha para universalizar o sistema de esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul. Nildo Alves agradeceu ao governador Reinaldo Azambuja e ao diretor da Sanesul pela parceria institucional que tem resultado em importantes investimentos em seu município.

Em Iguatemi ( 57 anos ) a cobertura de rede de esgoto está na casa dos 62%. A Sanesul, ligada ao governo do estado, já investiu cerca de R$ 10,6 milhões em obras de saneamento na cidade.

Atualmente, está em execução a ampliação da rede de esgoto, é a segunda etapa do programa avançar cidades, com mais 37,6 km de rede e mais 1.627 ligações, para serem entregues. Já  64% dessas obras foram concluídas, com projeção de terminar nos segundo semestre deste ano.

Em evento este ano, o Doutor Lídio, como o prefeito é popularmente chamado por ser médico, exaltou a importância das obras, dizendo que a rede coletora de esgoto trará grande benefício para a saúde pública dos moradores da cidade. “A importância da instalação da rede de esgoto é muito grande. É um serviço que não aparece, porque fica enterrado, mas as pessoas têm de ter o reconhecimento da importância porque ela impacta diretamente na saúde pública. O esgoto a céu aberto é responsável pelo grande número de infecções intestinais, principalmente a hepatite A, em qualquer região, em qualquer lugar do Brasil”, colocou Ledesma.

Terenos - O governador Reinaldo Azambuja e diretores da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) oficializam no sábado (7) uma série de investimentos no município de Terenos em obras de infraestrutura, incluindo de saneamento (água e esgoto), entre outras ações voltadas à administração pública local. A agenda do governador coincide com as comemorações alusivas aos 69 anos de emancipação do município, localizado na região sudoeste do ano. Na atual gestão do governo do estado ( 2015-2022) a Sanesul está investindo, em água e esgotamento, R$ 10,9 milhões em Terenos.

Evento:

07/05/2022 – sábado

TERENOS – Aniversário 69 anos Município

Local: Parque Issac Cardoso Filho

Veja release: https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/terenos-tera-investimentos-de-mais-de-r-44-milhoes-em-obras-de-agua-e-esgoto-no-dia-de-seu-aniversario-6559