ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Cenário do saneamento coloca Sanesul de novo no radar das autoridades nacionais

Nos últimos dois anos, a companhia bateu recorde de investimentos e com ações estratégicas ampliou o sistema de esgotamento sanitário.
Escrito por ACOM/SANESUL
05/10/2021 10:37:25    


O atual cenário do saneamento básico no Brasil volta a colocar a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) no radar das autoridades públicas nacionais.

A companhia de saneamento, vinculada a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Gestão Estratégica, do Governo de Mato Grosso do Sul, é referência nacional no cumprimento da meta de universalização do sistema de esgotamento sanitário, quesito fundamental exigido pelo Novo Marco Legal do Saneamento. 

O diretor-presidente da empresa, Walter Carneiro Júnior, atesta que Mato Grosso do Sul atingiu hoje em torno de 55% da área de cobertura do esgotamento sanitário, incluindo os 68 municípios que mantêm a parceria de concessão pública.

“Hoje, a nossa questão sanitária de esgotamento no país é uma coisa vexaminosa, porque nós temos 100 milhões de pessoas sem esgotamento sanitário. Mato Grosso do Sul é um ponto fora da curva”, afirmou o secretário nacional de saneamento, Pedro Maranhão, que no último dia 29 de setembro esteve visitando a Sanesul.

Pedro Maranhão elogiou a gestão pública da companhia, que está entre as 10 melhores do país, destacando principalmente a PPP (Parceria Público-Privada) assinada pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo diretor-presidente da estatal, Walter Carneiro Júnior, visando à antecipação da meta de universalização do esgotamento sanitário.  

“Passamos a manhã toda discutindo a questão do saneamento básico como um todo. Mato Grosso do Sul e a Sanesul saíram na frente na questão já de fazer uma PPP. São aproximadamente R$ 4 bilhões sendo investido em 68 municípios só em esgotamento sanitário. Isso no Brasil não tem, eu fiquei muito contente com o que vi. Acho que vocês estão no caminho certo e vai servir de exemplo para o resto do país. Parabéns ao Mato Grosso do Sul, parabéns a Sanesul”, reforçou o secretário.

Os elogios do secretário nacional de saneamento vêm cerca de seis meses depois que o ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) fez referência a Sanesul ao gravar  vídeo institucional destacando o trabalho da empresa em Dourados, segunda maior cidade do Estado.

Na gravação, Marinho disse que seu sonho era tornar realidade esse tipo de investimento da Sanesul em âmbito nacional.

“O que está acontecendo em Dourados, Mato Grosso do Sul, é um sonho que eu quero, e que nós estamos trabalhando para todo o Brasil”, disse. É Dourados, que mostra ao Brasil, como nós queremos que o país se torne ao longo dos próximos dez anos. Esse é um compromisso desse governo e é um compromisso com o país”, declarou o ministro.

RECORDE

Nos últimos dois anos, a companhia bateu recorde de investimentos e com ações estratégicas ampliou o sistema de esgotamento sanitário, elevando a cobertura do serviço para 55% da população atendida.

A Sanesul se destaca pelo seu desempenho econômico e preservação ambiental, sendo a primeira em crescimento sustentável, estando entre as melhores empresas do país, segundo o jornal Valor Econômico.



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.