Antônio João terá novas obras de rede e ligações do esgoto doméstico

Serão executados na cidade mais 3,9 km de rede coletora e 248 novas ligações domiciliares, aumentando a cobertura do serviço para a população.
14/12/2022 15:10:18

Foto: acom

Prefeito de Antônio João, Marcelo Oliveira, com o diretor presidente da Sanesul Walter Carneiro Jr, em ato de assinatura

O prefeito de Antônio João, Marcelo Oliveira, assinou na tarde desta quarta – feira, dia 14 de dezembro, um termo aditivo de contrato de investimento para mais um lote de obras de esgotamento sanitário no valor de R$ 989.000,00 mil reais, saldo remanescente da meta do programa Avançar Cidades – 1° etapa, quando o município foi contemplado em 2018.

Com este recurso, serão executados na cidade mais 3,9 km de rede coletora e 248 novas ligações domiciliares, aumentando a cobertura do serviço para a população.

De acordo com o Gerente de Obras da Sanesul, José Carlos Queiroz, essas são obras adicionais à previsão do contrato de investimento do programa Avançar Cidades que estão sendo possíveis devido à boa gestão dos recursos feito pela equipe da empresa. "Alcançamos um custo de execução por metro linear de rede coletora e por unidade de ligação domiciliar inferior ao previsto na contratação, gerando um saldo positivo nos contratos e cumprimento da mesma meta física de atendimento.

Ainda segundo a gerência de projetos da empresa (GEPRO), trata-se de um resultado muito positivo que demonstra a integridade e eficiência da Sanesul na aplicação de recursos de investimentos em ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário.

A cidade de Antônio João, na região de fronteira com o Paraguai, já atingiu 50% de cobertura de rede de esgoto, ou seja, mais garantia de saúde e qualidade de vida para seus cidadãos.

Em 2021, o diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Walter Carneiro Jr., entregou as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário na cidade. Essas obras entregues na época foram da ‘Rota do Saneamento’, como parte dessa primeira etapa do programa Avançar Cidades (Caixa Econômica Federal).

Veja essa entrega aqui: https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/governo-e-sanesul-ampliam-sistema-de-esgotamento-sanitario-em-antonio-joao-6243

Cobertura de rede e investimentos - Todo esse trabalho realizado na cidade foi graças aos recursos conquistados pelo Governo do Estado e a Sanesul junto a Caixa Econômica Federal via o Programa Avançar Cidades, que beneficiaram vários municípios de Mato Grosso do Sul com execução do sistema de esgotamento sanitário, incluindo a construção de estações de tratamento de esgoto, a fim de atingir a universalização do serviço.

Hoje, MS sai na frente de outros estados brasileiros com uma cobertura de 60% de esgotamento nas cidades atendidas pela Sanesul.

Ao todo, sete municípios terão este incremento significativo, total de 26,1 Km de rede coletora e 2.326 ligações domiciliares no nosso Estado, elevando a cobertura  de esgotamento sanitário nessas localidades.