Amambai recebe obras de saneamento e prefeito ressalta importância da parceria com o Governo e com a Sanesul

Sanesul autorizou nesta manhã de quinta-feira, 5 de agosto, a perfuração de mais um poço que beneficiará a região Central e 15 bairros do município
05/08/2021 12:05:03

O investimento em novo poço é de R$ 390 mil reais

As obras de saneamento do Governo do Estado, por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), entregues nesta quinta-feira (5), em Amambai, acompanham o crescimento populacional da cidade, conforme atesta o prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira.

GALERIA DE FOTOS

O diretor-presidente da empresa de saneamento, Walter Carneiro Jr., autorizou nesta manhã a perfuração de mais um poço que beneficiará, além da região Central, outros 15 bairros do município, próximo à fronteira com o Paraguai.

A ordem de serviço para o início da obra foi assinada durante cerimônia ocorrida no Escritório da Sanesul, com a participação do prefeito e várias autoridades públicas, incluindo vereadores, secretários municipais, diretores e funcionários da empresa, obedecendo ao protocolo de biossegurança por causa da pandemia do novo coronavírus.

Leia - https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/implantacao-de-poco-beneficiara-populacao-do-centro-e-mais-15-bairros-de-amambai-6223

Também participaram do ato os diretores da Sanesul André Luis Soukef Oliveira (Administração e Finança), Helianey Paulo da Silva (Engenharia e Meio Ambiente) e Onofre Assis de Souza (Comercial e de Operações).

O contrato, que totaliza investimento de R$ 390 mil reais, prevê a perfuração de um poço tubular profundo, o AMA – 014, com previsão de vazão de até 100 mil litros cúbicos de água por hora, explorando o Aquífero Guarani.

Bandeira ressaltou a importância da parceria institucional com o Governo do Estado e com a Sanesul em torno da implementação de ações e execuções de projetos de infraestrutura visando o crescimento econômico de Amambai.  “A perfuração de mais um poço da Sanesul em Amambai é importante por conta do crescimento da cidade, que teve aumento significativo nos últimos anos”, disse o prefeito.

No mesmo evento, a Sanesul entregou parte das obras da rede de coleta de esgoto que está sendo executada, ao todo 28.9km de rede coletora e 1.644 ligações serão feitas. Os recursos são do programa Avançar Cidades.

“Logo, a rede de esgoto estará concluída para universalizar o esgotamento sanitário em Amambai”, disse Bandeira, ao agradecer o apoio do governador Reinaldo Azambuja e do secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel pelos investimentos.

ESFORÇO CONCENTRADO

Walter Carneiro Jr.

Diretoria da Sanesul assinou ordem de serviço em solenidade realizada no escritório da empresa

reafirmou o compromisso do governador Reinaldo Azambuja e do secretário Eduardo Riedel no esforço concentrado de toda sua equipe e secretários em torno do cumprimento da entrega de todas as obras planejadas nos municípios do Estado até o encerramento de seu mandato.

O dirigente disse que, além de oferecer água de boa qualidade à população dos municípios atendidos pela Sanesul, a determinação do governador é concretizar o processo de universalização do esgotamento sanitário em Amambai e em outras localidades, como parte do planejamento estratégico do Governo.

Diante da crise hídrica do momento, Walter Carneiro Jr. observou em seu discurso que todos os mananciais do Estado estão comprometidos, com níveis baixos de água. Contudo, disse que o papel da Sanesul é levar água tratada de qualidade para consumo da população. “Pedimos cautela no consumo de água, o período de estiagem tem castigado Mato Grosso do Sul. Precisamos consumir com responsabilidade”.

Além de garantir mais qualidade de vida à população local, os investimentos do Governo e da Sanesul contribuem efetivamente com a questão ambiental do município, que tem forte vocação na agricultura e na pecuária, sendo um dos mais importantes no contexto socioeconômico de Mato Grosso do Sul.

Esses investimentos fazem parte da ‘Rota do Saneamento’ da Sanesul, que percorre o interior do Estado entregando obras com recursos próprios, de convênios como programa Avançar Cidades e federais,  anunciando novos projetos visando o desenvolvimento econômico dos municípios dentro do cronograma estabelecido pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

ABRANGÊNCIA

O poço está sendo perfurado na Rua Joana Batista, esquina com Benjamim Constant, Vila Gisele e abrangendo as vilas Gisele, Alvorada, Doriane, Guape, Cristina, Monte Cristo, Previsul, Cassiano Marcelo, Planalto, Graciela, Estrela, Vilarinho, Manvailler, Independência, Santa Catarina e Presidente Vargas.

Helianey Paulo da Silva, diretor de Engenharia e Meio Ambiente,  exaltou o empenho de toda a classe política, principalmente os vereadores, em torno de projetos de interesse dos municípios do Estado. “Voltar nos municípios para participar de um ato de emprega de obras é uma sensação de missão cumprida de um planejamento estratégico definido pelo governo, pela empresa de saneamento e pelas autoridades municipais. Juntos, enumeramos as demandas e juntos construímos as oportunidades para o desenvolvimento das cidades”.