ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Água universalizada para o MS, mas o que isso significa?

Entenda o que significa a universalização da água no nosso estado e os desafios causados pela crise hídrica
Escrito por ACOM/SANESUL
23/08/2021 16:08:39    


Em julho de 2020 foi sancionado o novo Marco do Saneamento Básico no Brasil com a lei de nº 14.026, que tem como meta garantir água potável para 99% da população brasileira e 90% ao tratamento e coleta de esgoto até 2033.

No Mato Grosso do Sul, a Sanesul opera em 68 dos 79 municípios do estado. Os municípios atendidos se encontram com o sistema de água já universalizado devido a todos os investimentos realizados pela Empresa de Saneamento e governo do estado do Mato Grosso do Sul, ou seja, pelo menos 99% da população das cidades e distritos têm acesso à água potável de qualidade nos últimos 10 anos.

E de onde sai toda essa água? 

A Sanesul opera com a captação superficial em alguns municípios, onde a coleta se dá por meio de bombas hídricas em rios e bacias que levam a água para uma ETA- Estação de Tratamento de Água para o tratamento dela. Como também, a Sanesul executa o método de captação subterrânea da água por meio de poços que chegam aos lençóis freáticos. Nesses casos, o tratamento da água é realizado nos abrigos de cloração.

Após a captação e tratamento, a água segue para os reservatórios da Sanesul que têm como função reservar e distribuir toda essa água para a população. Os reservatórios têm seus diferentes formatos, tamanhos  e materiais, a escolha deles varia de acordo com a necessidade e localização geológica e geográfica do município. Você pode encontrar mis informações nas nossas matérias sobre os tipos de reservatórios Sanesul.

Leia em: https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/caracteristicas-dos-reservatorios-da-sanesul

Nossos reservatórios:  https://www.sanesul.ms.gov.br/galeriafotos/Fotos.aspx?id=190

O desafio da crise hídrica

Pelo baixo volume de chuvas desde 2020 e, consequentemente, pela baixa umidade do ar e calor intenso, Mato Grosso do Sul sofre a pior estiagem pelo segundo ano consecutivo em 111 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a umidade relativa do ar ideal para a saúde oscila de 60% a 80%. 

A crise se dá pela escassez de chuvas que causa a diminuição dos níveis hidrográficos de onde é feita a captação da água tanto nos rios e bacias, e afeta a produção natural dos poços. Por esta razão há necessidade do uso responsável de água por toda a população.

Historicamente, os tempos de seca acontecem com mais intensidade nos meses de agosto e setembro. Em 2021, foi emitido um alerta de emergência para a estiagem pela ANA- Agência Nacional de Água e Saneamento Básico para o Mato Grosso do Sul e mais 4 estados banhados pela bacia do Rio Paraná. 

Além dos investimentos já aplicados no estado, a Sanesul e o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul estão presentes em constante trabalho para mais benefícios, para evitar o racionamento de água que já é realidade em outros estados. Para isso, nós contamos com a ajuda de toda a população para que façam o uso da água de forma consciente e que possamos passar por mais um desafio juntos.

Leia mais em: https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-monitora-sistemas-de-abastecimento-e-alerta-populacao-sobre-o-uso-consciente-da-agua-6241

Leia mais em: https://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-perfura-pocos-e-amplia-capacidade-de-producao-nos-municipios

 

 


Foto: ACOM

Captação de água em Corumbá



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.