Tecnologia ajuda a identificar vazamentos nas redes de distribuição de água em Dourados

21/03/2020 14:12:27

Em Dourados, a regional da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul- Sanesul treinou uma equipe de ação preventiva que está percorrendo as ruas da cidade em busca de vazamentos ocultos na rede de distribuição de água.
Com a utilização de equipamentos tecnológicos, é possível encontrar com eficiência qualquer tipo de vazamento em tubulações internas, e seguindo métodos não destrutivos, ou seja, quebrando e consertando apenas no local correto.
COMO É FEITO:
O trabalho consiste em "escutar" a rede de água à procura de vazamentos não visíveis. Quando há um vazamento, a água emite um som característico que pode ser identificado por meio de aparelhos denominados geofone e stick.
O técnico caminha pela rua utilizando o stick para “ouvir a rede de água”, em busca desses sons.
Quando detectado possíveis indícios de vazamento, ele utiliza o geofone para marcar precisamente o local e as equipes efetuarem o conserto.
Este é um trabalho permanente da empresa em Dourados, que pretende diminuir o desperdício causado por vazamentos de água tratada em baixo do solo, e que dificilmente seriam detectados sem uso desses equipamentos.
O índice de perdas é o principal indicador negativo do setor de saneamento e leva em conta vários fatores e critérios.

Na Sanesul, as atividades voltadas à gestão de perdas, que integram o programa de ações contínuas, têm prioridade.
“Além de contribuir para reduzir o índice de perdas no sistema, a Sanesul garante maior oferta de água para a população. Dourados é a maior cidade operada pela empresa, por isso treinamos um pessoal que ficará responsável por este trabalho”, explica o gerente regional, Madson Valente.