ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Técnicos da Sanesul visitam Sabesp para conhecer metodologia de capacitação da companhia

Objetivo da visita foi promover intercâmbio de experiências positivas no âmbito do saneamento
Escrito por ACOM/SANESUL
23/05/2016 15:27:00    


Funcionários da Sanesul e Walter Silva, do Senai

Com o objetivo de promover intercâmbio de experiências positivas no âmbito do saneamento, o gerente comercial da Sanesul, Onofre Assis Souza e o gestor de processo de arrecadação, Walmir Lino, visitaram a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) no dia 13 de maio. Na ocasião, conheceram o Centro de Treinamento "Manutenção de Redes e Ramais de água"mantido pela companhia, que realiza trabalho de capacitação e certificação com o apoio do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Os técnicos da Sanesul conheceram o local onde são realizadas as capacitações de profissionais que realizam as ligações de água. "Fomos conhecer o modelo de treinamento, pois queremos ter esse padrão e empregá-lo dentro da Sanesul para equipes de manutenção tanto do nosso quadro quanto do quadro das empresas contratadas. Para que inventar a roda se já temos experiências positivas de capacitação em outras empresas de saneamento?", destacou o gerente comercial.

Onofre destaca que possuir profissionais capacitados é fundamental para a redução de perdas.

Gerente e gestor comercial conhecem Centro de Treinamento da Sabesp

"A falta de preparo, de conhecimento do trabalho são  motivos para execução de redes e ramais de forma incorreta, e que têm como consequência o aumento das perdas de água. O mercado não forma a mão de obra que as empresas de saneamento necessitam. Um bom exemplo é o encanador, que possui experiência em instalação predial, mas desconhece os procedimentos para instalação e manutenção de redes e ramais de água ", completou.

Para Walmir Lino, a visita foi extremamente proveitosa. "Queremos normatizar o modelo de treinamento para os funcionários da Sanesul. No campo, temos problemas com trânsito, com a pressão da rede, com o cliente. Em um centro de treinamento, os técnicos podem se concentrar em aprender e fazem isso utilizando os mesmos materiais e equipamentos que teriam se estivessem no local de trabalho, mas sem risco de intervenções ou intempéries".

Segundo Onofre, a próxima etapa é apresentar para a Diretoria Executiva da Sanesul um projeto para treinar, também em parceria com o Senai, os funcionários que realizam as ligações de água.

O Centro de Treinamento "Manutenção de Redes e Ramais de água" da Superintendência de Desenvolvimento Operacional da Sabesp foi criado em março de 2014 e já treinou mais de 300 profissionais.



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.