ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Setorização, uma alternativa eficiente para melhorar o abastecimento dos municípios de MS

Pelo menos 21 cidades onde a Sanesul opera o sistema de abastecimento de água tratada já foram setorizadas ou estão passando pelo processo
Escrito por ACOM/SANESUL
09/09/2020 08:16:51    


Foto: Acom

Projetos de setorização são importantes para a Sanesul. Há alguns anos, a Empresa de Saneamento de MS, que atende hoje 68 municípios no modelo de concessão de água e esgoto, vem investindo recursos próprios para modernizar a estrutura de distribuição e água nas cidades.

Atualmente, há quatro projetos de setorização em execução, mas muitos outros já foram finalizados. Figueirão, Anastácio, Porto Murtinho e Corumbá estão passando pelo processo.

Já as cidades, Bonito, Fátima do Sul, Sidrolândia, Guia Lopes da Laguna, Naviraí, Vicentina, Paranaíba, Camisão, Inocência, Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo, Ponta Porã, Coronel Sapucaia, Jardim, Rio Negro, Camapuã e Dourados, tiveram a setorização concluída.

São várias as necessidades que podem ser atendidas em relação a um projeto de setorização. Via de regra, o foco é tornar os sistemas de abastecimento de água mais eficientes. 

“É um recurso do sistema de abastecimento de água fundamental para o uso racional dos recursos naturais e para melhorar a qualidade do serviço de abastecimento. Pois, divide a grande rede em setores menores, facilitando o gerenciamento e o controle operacional do sistema de distribuição de água potável” comenta Elthon Teixeira, da GESAA- gerência de sistema e abastecimento de água da Sanesul.

A setorização divide a rede em distritos, com o objetivo de facilitar a manutenção e diminuir os impactos causados durante a execução dos serviços, como por exemplo, a interrupção do fornecimento, além de reduzir as perdas de água, porque é possível controlar melhor a pressão da água na tubulação.

Leia mais sobre setorização nos artigos http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-executa-4-projetos-de-setorizacao-nos-municipios-de-ms e no artigo http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/setorizacao-modelo-para-controle-de-perdas-e-manter-o-pleno-abastecimento-de-agua já publicados.

MAIS SOBRE SETORIZAÇÕES EM:

http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/walter-carneiro-jr-entrega-obras-de-saneamento-em-ribas-do-rio-pardo

http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-finaliza-setorizacao-e-melhora-o-fornecimento-de-agua-em-jardim

http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/sanesul-conclui-setorizacao-do-sistema-de-abastecimento-de-agua-de-ribas-do-rio-pardo

http://www.sanesul.ms.gov.br/noticias/equipes-as-sanesul-iniciaram-setorizacao-em-ribas-do-rio-pard

 



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.