Secretário visita obras nos sistemas de água e esgoto em Três Lagoas

O secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, percorreu as principais obras da Sanesul no município
06/09/2016 08:33:00

Gerente regional e engenheiros da Sanesul acompanharam

O secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, visitou em Três Lagoas as obras de ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário e abastecimento de água que estão em execução no município. Apenas a Sanesul, com recursos próprios via financiamentos, está investindo cerca de R$ 12,4 milhões nos sistemas de água e esgoto, além de R$ 40,8 milhões de recursos oriundos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento, que englobam obras no sistema de esgotamento sanitário.

A visita foi na quinta-feira (1). O secretário Miglioli realizou a visita acompanhado do gerente regional de Três Lagoas, Gilmar Tabone e dos engenheiros da Sanesul Gilberto Veloso e Julio Pagliari. O grupo percorreu as obras de implantação da rede de esgoto e estação elevatória no bairro Set Sul, a obra da construção da estação elevatória da Exposição, rede de esgoto no centro e construção do reservatório enterrado com capacidade para 850 metros cúbicos na Vila Piloto.

Obras

Para aumentar a capacidade de distribuição de água em Três Lagoas, estão sendo construídos novos reservatórios, implantados distritos de medição e controle, novas redes de distribuição, entre outras intervenções. Já entre as obras nos sistemas de esgoto, estão a ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Planalto/São João, cuja capacidade de tratamento aumentará em 100 litros por segundo.

Atualmente, Três Lagoas tem 43 mil ligações de água e 19 mil de esgoto. Com a perfuração de três poços tubulares profundos, que já foram finalizadas, faltando a ativação dos mesmos, a oferta de água será ampliada em cerca de 450 mil litros por hora, sendo que cada poço tem vazão média de 150 mil litros de água por hora.

Um dos poços está localizado no sistema Vila Piloto, que engloba, entre outros, os bairros Vila Piloto, Jardim dos Ipês, Vila Alegre, e dois poços estão no sistema Santa Luzia, localizados na região dos bairros Santa Luzia, Bela Vista, Ipacaraí, Vila Verde e Jardim Carandá. Os recursos são próprios da Sanesul, via financiamento pela Caixa Econômica Federal, perfazendo um total de R$ 1.651.760,11.

Também estão em execução as ampliações do sistemas de abastecimento de água dos setores Vila Piloto, Central e Santa Terezinha, cujas obras abrangem a construção de um reservatório enterrado com capacidade para 850 metros cúbicos, melhorias da caixa de reunião dos poços e do almoxarifado, implantação de Distritos de Medição e Controle; Reforma e substituição dos equipamentos da elevatória de água tratada; e implantação de cerca de 30 mil metros de rede, ampliando a oferta de água na cidade.

Secretário visitou obras do novo reservatório

A obra terá o investimento de R$ 5.488.858,78, também com recursos próprios da Sanesul via Caixa Econômica Federal.

Já com relação à ampliação do sistema de esgotamento sanitário, que hoje atende 45% da cidade de Três Lagoas, estão sendo construídos mais de sete mil metros de redes coletoras de esgoto, implantadas 606 novas ligações domiciliares de esgoto,  além da ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Planalto/São João em 100 litros por segundo, com a finalização da construção de estação elevatória de 200 litros por segundo, urbanização da ETE e projeto social. O investimento de R$ 5.306.129,05 é próprio da Sanesul, também através de financiamento pela Caixa.

Com relação aos R$ 40,8 milhões de investimentos oriundos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento 2, estão sendo construídas a Estação de Tratamento de Esgoto Jupiá em 70 litros por segundo, oito estações elevatórias, implantação de 280 quilômetros de rede coletora de esgoto e de 12.962 ligações domiciliares. Outra obra que também está inserida neste montante de recursos e já está em execução é a implantação de 26.220 metros de rede coletora de esgoto e 1.868 ligações domiciliares de esgoto.