Sanesul visita moradores de Brasilândia para explicar sobre implantação do esgoto

A partir do final do ano passado, a Sanesul assumiu o esgotamento sanitário de Brasilândia. De imediato, fez melhorias no sistema, principalmente na ETE
31/05/2016 17:08:00

Assistente social Odila conversa com morador

Brasilândia passou a ter esgoto coletado e tratado pela Sanesul este ano. Por isso, a equipe de mobilização social da Empresa realizou visitas domiciliares, com o objetivo de informar a população sobre os benefícios do esgotamento sanitário para a saúde e a qualidade de vida, além de explicar sobre o funcionamento e operação do sistema e tarifas que passarão a ser cobradas pelo serviço.

As visitas foram realizadas entre os dias 02 e 13 de maio, na região central da cidade e nos bairros Jardim Primavera, Jardim Imperial, Residencial Vale Verde, Jardim Camargo e Jardim Camargo I, Jardim Brasília, Mão Amiga, Cohab e João de Abreu. Ao todo, foram realizadas 1.050 visitas domiciliares. Durante as visitas, foram entregues folders para os moradores, com informações e orientações a respeito do sistema de esgoto, envolvendo questões de educação ambiental, saúde e cidadania.

Participaram da ação a equipe de mobilização Elizabeth Pentagna Bruno, Odila Velasquez e Vera Lúcia de Figueiredo, e a equipe da unidade de Brasilândia, a supervisora Siley Aves de Lima, Donizete Viturino, Fabrício Juliano Gasoto Aoki, Fabrício da Silva Costa e Francisco Sobreira de Araújo Junior.

"O nosso objetivo foi informar aos moradores a futura cobrança do sistema de esgotamento sanitário e estabelecer um processo de interação com a população, através de mobilização social e educação ambiental, como forma de sensibilizar os moradores para a importância de se ter esgoto coletado e tratado, para preservação de doenças, proporcionando a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população", explicou Elizabeth Bruno.

A partir do final do ano passado, a Sanesul assumiu o esgotamento sanitário de Brasilândia, que era operado pela Prefeitura Municipal.

Foram realizadas mais de mil visitas domiciliares

De imediato, a Empresa fez melhorias no sistema, principalmente na Estação de Tratamentos de Esgotos, colocando-a em plenas condições de funcionamento.

Novos investimentos

A Estação de Tratamento de Esgotos de Brasilândia possui capacidade de tratamento de 10 litros de esgotos por segundo, e receberá uma série de melhorias que têm como objetivo possibilitar que a Sanesul atenda o plano de investimentos pactuado com a Prefeitura de Brasilândia e também melhore cada vez mais a qualidade de vida na cidade, tendo em vista que esgotamento sanitário tem reflexo direto na saúde da população.

Entre as obras previstas estão estação elevatória de lodo, abrigo para grupo gerador, para garantir o funcionamento da estação mesmo se faltar energia elétrica, dois módulos de leito de secagem de lodo, construção de abrigo para quadro de comando e telemetria, melhorias nas instalações elétricas, urbanização da área da ETE e melhorias no ponto de lançamento do esgoto tratado no corpo receptor. Estes investimentos estão em fase de licitação.