ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Sanesul realiza treinamento para combater irregularidades nas ligações de água

Mais de 126 funcionários receberam treinamento com o objetivo de intensificar na fiscalização para combater casos de irregularidades no abastecimento de água
Escrito por ACOM/SANESUL
06/05/2016 18:33:00    


O treinamento foi dividido em cinco turmas

Nos  dias 26, 27, 28 de abril, 03 e 05 de maio, funcionários da Gerência Regional da Sanesul de Dourados, participaram de treinamentos para combater irregularidades na distribuição de água. No total, participaram 126 funcionários das localidades que compõem a Regional em cinco turmas. O curso foi ministrado pelo gestor de processo Walmir Lino com auxílio da atendente comercia Pereira Gonçalves. A coordenação foi da Gerência Comercial (Geco) da Empresa. O objetivo do curso foi mostrar aos funcionários a importância de intensificar a fiscalização para combater casos de irregularidades no abastecimento de água. 

“Esse treinamento proporcionou conhecimentos sobre  como identificar irregularidades, como atuar em situações de cobranças, além de aumentar o faturamento da Empresa com o combate às perdas de água tratada”, destacou o gerente regional, Paulo Nepomuceno.

Nos dias 26, 27 e 28, participaram do treinamento funcionários da Regional de Dourados. No dia 28, todos os supervisores das unidades da Regional estiveram presentes. Já nos dias 3 e 5 de maio, foi a vez dos funcionários das unidades do interior da Regional e mais dois de Aquidauana participarem. 

“O conteúdo dos treinamentos abrangeu informações básicas sobre as normas de irregularidades, identificação e aplicação, com objetivo de reduzir as perdas e irregularidades. Essa norma foi reformulada pela Geco em 2012. A partir desse treinamento, os funcionários estarão aptos a reconhecer e identificar irregularidades e aplicar ocorrências. Isso também ajudará no atendimento com ao cliente”, esclareceu Walmir Lino. 

“Esse encontro com os funcionários foi muito produtivo. Muita coisa nas instruções que seguíamos, por exemplo, não tinha certeza de como executar, o curso foi uma ampliação à interpretação dos procedimentos para identificar tais falhas nas ligações de água”, destacou Cintia Brites Camargo, atendente comercial da Empresa em Dourados. 

A Instrução de Trabalho 2.3.2, de verificação de irregularidades na ligação, tem como objetivo estabelecer critérios e procedimentos para orientar a detecção de irregularidades cometidas pelos consumidores, nas ligações de água e/ou esgotamento sanitário, bem como, para a aplicação de sanções com base no Regulamento de Serviços de Água e de Esgotamento Sanitário da Sanesul, com amparo legal na Lei Estadual nº 2.263 de 16/07/2001, que recepcionou o Decreto Estadual nº 6.689, de 09 de setembro de 1992.

“Compreender o processo da normativa é de fundamental importância, bem como os procedimentos para combater as irregularidades e manter uma boa relação com os consumidores”, afirmou a gestora de processo Vera Lúcia Camargo. 

A Regional da Empresa em Dourados abrange as cidades Douradina, Fátima do Sul, Itaporã, Maracajú, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Vicentina.

A Sanesul trabalha diariamente para reduzir as perdas de água tratada nas redes de abastecimento, evitando assim o desperdício.


O conteúdo dos treinamentos abrangeu informações básicas sobre as normas de irregularidades



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.