Sanesul realiza trabalho social em Alcinópolis para orientar população sobre implantação do esgotamento sanitário

Ao todo, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul está investindo R$ 4,8 milhões, com recursos próprios, na implantação do sistema de esgotamento sanitário na cidade
10/07/2017 09:54:00

Assistente social da Sanesul conversa com moradora

A Sanesul está finalizando a implantação do sistema de esgotamento sanitário. As obras, 93 % concluídas, englobam a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, localizada às margens da BR 359, que terá capacidade para tratar 10 litros de esgoto por segundo, a construção de uma estação elevatória e mais de 15 mil metros de rede coletora de esgoto.

Ao todo, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul está investindo R$ 4,8 milhões, com recursos próprios. E para orientar a população sobre como fazer a ligação correta das residências na rede de esgoto, a importância do esgotamento sanitário para a saúde e sobre o funcionamento do sistema, equipe de mobilização social da Sanesul realizou visitas aos domicílios e palestras nas escolas durante o mês de junho.

Ao todo, foram atendidos 643 moradores por meio de visita domiciliar e 720 alunos das escolas estadual e municipal através de palestras e apresentação de peça teatral. A equipe de mobilização social da Sanesul orientou os moradores sobre como fazer a ligação da sua residência à rede de esgoto, partindo da caixa de passagem e não da fossa como acontece muitas vezes incorretamente, explicando o passo a passo, através de cartilhas educativas.

Também foram explicados aos moradores orientações de manutenção e conservação da rede, reforçando a importância de não se jogar lixo no vaso sanitário, na pia de cozinha, bem como a realização periódica da limpeza na caixa de gordura.“A visita domiciliar é de suma importância, tanto para o morador que recebe toda orientação e conhecimento do funcionamento do sistema de esgoto, algo novo para ele, quanto para a Empresa, que se aproxima do seu cliente e agiliza os procedimentos necessários para uma operação de qualidade”, destacou a equipe de mobilização que realizou as visitas, composta pelas técnicas sociais Odila Velasquez e Vera Lucia Figueiredo, da Gerencia do Meio Ambiente e Ação Social da Sanesul.

Ação nas escolas

O técnico de saneamento de Coxim, Manoel Farias Barbosa e o supervisor da unidade de Alcinópolis, Luiz Elias Maldonado realizaram palestras na Escola Municipal Alcino Carneiro e Escola Estadual Profª Romilda Costa Carneiro, com o tema Saneamento Básico, atingindo um público de 712 alunos.

Foi explicado aos alcinopolenses os benefícios do saneamento

Durante as palestras, foram apresentados aos alunos informações sobre saúde pública, resíduos sólidos, uso consciente da água, esgotamento sanitário e preservação do meio ambiente.

A proposta da Sanesul de trabalhar com as crianças existe porque os pequenos estão na fase de construção de conhecimentos, valores e mudanças de hábito. O trabalho social foi finalizado com a apresentação de uma peça teatral, em que os atores se propuseram, através do lúdico, despertar o público escolar e comunidade sobre a degradação do meio ambiente.

Ação contou com apresentação teatral e palestras nas escolas

Alunos assistem apresentação de teatro sobre saneamento