Sanesul realiza força-tarefa no distrito de Albuquerque e reduz perdas em 63,21%

A ação envolveu funcionários da Gerência Comercial (GECO) e da Gerência de Sistemas de Abastecimento de Água (GESAA), além do apoio da Gerência Regional de Corumbá
31/08/2016 16:47:00

Funcionário verifica ligações de casa em casa

Com o objetivo de reduzir as perdas de água tratada, a Sanesul realizou força-tarefa no distrito de Albuquerque, Corumbá, em busca de vazamentos e irregularidades nas ligações de água. Em cerca de sete semanas, houve queda de 63,21% no índice de perdas, sendo uma redução de 1.050 litros por ligação ao dia.  A ação envolveu funcionários da Gerência Comercial (GECO) e da Gerência de Sistemas de Abastecimento de Água (GESAA), além do apoio da Gerência Regional de Corumbá.

A redução das perdas de água tratada é uma das diretrizes da Sanesul, que consta no Plano de Metas da Empresa estipulado junto ao Governo do Estado.

A ação em Albuquerque foi realizada entre 20 de junho e 22 de julho de 2016. “Foi muito positiva. Ainda temos que aprimorar cada vez mais as nossas ações de combate às perdas, mas vale ressaltar a união de esforços entre a GECO, GESAA e Gerência Regional de Corumbá para se atingir os resultados obtidos”, afirmou o gerente Comercial, Walmir Santos Lino.

“Foi importante porque mostra que a Sanesul está trabalhando para obter bons resultados com relação ao combate às perdas. Um ponto a se destacar também foi que até a qualidade do abastecimento de água em Albuquerque melhorou. A partir de setembro vamos fazer uma força-tarefa também na parte alta de Corumbá e no bairro Ceac em Ladário, locais escolhidos em função do número significativo de perdas, além do trabalho constante em todas as localidades da regional”, informou o gerente regional de Corumbá, Eduardo Duque.

O gestor de processo de micromedição, Vagner Ferreira da Silva, e que participou diretamente da ação, destacou que a recepção da população de Albuquerque foi muito boa. “Os moradores se dispuseram a procurar a Sanesul para regularizar a situação de suas contas, e tanto parcelamos os débitos como concedemos descontos para aqueles clientes que estavam inativos.Realizamos 74 parcelamentos de contas”.

Ao todo, foram executadas 356 verificações das situações das ligações de água, implantadas e reimplantadas 88 ligações, 10 reparos de ramal, 19 padronizações de rede, 8 consertos de rede, 142 trocas preventivas de hidrômetros e outras 24 substituições de hidrômetros por conta de irregularidades encontradas.

“É um caso emblemático para a Sanesul, porque Albuquerque sempre teve o índice de perdas mais alto da Empresa, e agora não é mais, pelo contrário, está bem longe disso.

Foram executados 10 reparos de ramal

Olhamos ligação por ligação, junto com a equipe da Geco, fizemos pesquisa de vazamentos, remanejamento de rede, substituição de macromedidor e depois a equipe da Regional realizou os serviços de corte, recadastramento e reparo de vazamento. A ação serviu para mostrar que com empenho é possível atingir bons resultados em qualquer realidade da Empresa, mesmo em casos como Albuquerque, de perdas extremamente elevadas”, afirmou o gerente da GESAA, Elthon Santos Teixeira.

O diretor Comercial e de Operações, Onofre Assis Souza completa que  a execução do trabalho em Albuquerque demonstra que é possível desenvolver ações técnicas com equipes multidisciplinares e executar serviços dentro dos padrões acordados com o cidadão-usuário, de acordo com a legislação vigente, normas e procedimentos, bem como, atender as orientações do diretor-presidente Luiz Rocha, para atingir objetivos da meta acordada entre a Diretoria Colegiada e o Governo de Mato Grosso do Sul”.

Perdas de água

Sistemas de abastecimento apresentam perdas, ao longo dos quilômetros pelos quais se estendem as redes de água, que acontecem por vazamentos ou extravasamentos nas unidades operacionais do sistema (perdas reais), ou quando a água que é distribuída para os usuários não é contabilizada, devido a submedição e fraudes (perdas aparentes).

A redução de perdas mais significativas, além de evitar desperdício de água tratada, contribui para outros investimentos, como expansão do atendimento em água potável e esgotamento sanitário, garantindo saúde, desenvolvimento socioeconômico e evitando danos ao meio ambiente.