ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Sanesul realiza curso para fiscalização de obras públicas

Foram abordados os aspectos técnicos e jurídicos exigidos para fiscalização e gerenciamento de contratos de obras e serviços
Escrito por ACOM/SANESUL
21/10/2016 08:27:00    


Curso foi realizado na sede administrativa, em Campo Grande

Com objetivo de ressaltar a importância da gestão e fiscalização de obras públicas, no acompanhamento e controle do serviço com relação aos prazos estabelecidos, fiel execução da obra, cumprimento das especificações do projeto e seu retorno para a população, a Sanesul promoveu o curso de “Como fiscalizar a execução de obras e serviços de engenharia na administração pública”.

O curso, realizado entre os dias 17 e 19 de outubro no auditório da sede administrativa da Empresa, teve carga horária de 24 horas, e contou com a participação de funcionários das gerências de Projetos (Gepro), Sistemas de Abastecimento de Água (Gesaa), Auditória e Controle (Geac), Sistemas de Esgotamento Sanitário (Geses), Jurídica (Gejul), de Obras (Geob), de Meio Ambiente (Gemam), de Manutenção (Gema), e assessores da Diretoria Comercial e de Operações.

Ministraram o curso os instrutores Rodrigo Vissotto Junkes, advogado e consultor na área de licitações e contratos, e Antônio Jorge Leitão, engenheiro civil e membro de equipe de inspeções em obras públicas pela Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Os palestrantes discorreram sobre os aspectos técnicos e jurídicos da engenharia civil na fiscalização e gerenciamento de contratos de obras e serviços públicos. 

De acordo com Antônio Jorge, um projeto bem elaborado e com fiscalização intensiva é determinante para a qualidade da obra. “O objetivo do treinamento é qualificar os profissionais que estão envolvidos no processo de obras públicas, no sentido de procurar elaborar um projeto básico e executivo de boa qualidade durante a execução de obras. Isso garante a otimização do recurso púbico”, e com o projeto bem elaborado determina a qualidade da obra”, completou. 

Ainda segundo Jorge, o fiscal de obras tem grande responsabilidade, visto que a fiscalização deve priorizar os investimentos dos recursos públicos, prazo e qualidade conforme o projeto de serviço, além de demandas da sociedade. “O primeiro passo é fazer o estudo de viabilidade da obra e o planejamento de sua execução, considerando o impacto que ela terá na sociedade. A primeira fase é fiscalizar o projeto. A segunda é acompanhar os serviços para garantir que a obra seja entregue com qualidade, no prazo e custo estipulados, e segurança”, finalizou.

“O curso foi ministrado por dois professores com grande conhecimento e domínio técnico na área. Aprendemos as reais atribuições e responsabilidades, que tanto um fiscal de obras quanto um gestor de contratos devem ter. Foi importante, pois nos acrescentou detalhes técnicos, no âmbito jurídico e da engenharia, sobre como gerenciar um bom contrato”, considerou o engenheiro da Gesaa, Thiago Becker Modesto da Silva. 



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.