Sanesul realiza ações de prevenção contra o Aedes aegypti em Anastácio

O objetivo é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e da zika
24/05/2016 16:22:00

Alunos da rede estadual e funcionários da Sanesul

Visando evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e da zika e prevenir a população contra essas doenças, a Sanesul participou de ações educativas na última sexta-feira (20), em parceria com a Escola Estadual Roberto Scaff, em Anastácio.

A ação de combate teve início na própria escola, com o canto do Hino Nacional e palestra proferida pelos próprios professores, na qual foram repassadas todas as orientações necessárias para o trabalho em campo. Após as instruções,  foi distribuída a cartilha elaborada pela Sanesul, em parceria com o Governo do Estado, a sessenta alunos, para que visitassem as casas e comércio da região, juntamente com três funcionários da Sanesul, Almir Fernando Silva, Leonice Alves Candido e Vanderci Bernardo Viegas.

Os alunos entregaram as cartilhas educativas em todas as casas e alertaram os moradores sobre a importância de combater o mosquito. Explicaram que o êxito da  campanha depende em grande parte da população. Além da entrega das cartilhas, os estudantes coletaram lixo das ruas que poderiam ser possíveis criadouros do mosquito, como pneus, copos descartáveis, garrafas etc.

“Temos muita satisfação em estabelecer parcerias com as escolas e prefeituras para desenvolver trabalhos que visam à conscientização da população em geral.

Iniciando as visitas

Essa atividade de combate ao mosquito Aedes aegypti, executada pela Sanesul em Anastácio, foi muito positiva e demonstrou a necessidade estarmos sempre abertos para novas ações que visam a conscientização da comunidade”, afirmou o gerente regional de Aquidauana, Danilo Pires.

O supervisor de Anastácio, Almir Fernando Silva, destacou que pretende ampliar a participação da Sanesul para que a Empresa auxilie os trabalhos recolhendo lixo.  “Essa foi a primeira ação, mas queremos executar outras. Queremos colocar viaturas para recolher os materiais e fornecer água para os participantes. O que julgamos de grande importância nessa parceria é que podemos construir junto com a escola o conhecimento dos alunos sobre um assunto essencial para o bem comum, sem mencionar que para nós, funcionários da Sanesul, foi uma grande alegria poder participar com os alunos desse importante evento. Na oportunidade, recebemos muitos elogios da população, e outras escolas já estão entrando em contato conosco para futuras ações”.

A eliminação de criadouros dos mosquitos transmissores é a principal forma de combate ao Aedes aegypt. Lugares onde há água parada são habitat do mosquito na fase em que ele ainda é larva, por isso eliminar focos de água parada é fundamental para evitar a proliferação da doença.

Recolhendo possíveis focos do mosquito

Visitando os domicílios

Alunos distribuem cartilhas educativas