ATENDIMENTO 24H: 0800 067 6010 / SAC: [email protected]

Sanesul participa do I Seminário Internacional ‘Controle de Perdas e o Enfrentamento da Escassez Hídrica’

A redução das perdas de água tratada é uma das diretrizes da Sanesul, que consta no Plano de Metas da Empresa estipulado junto ao Governo do Estado
Escrito por ACOM/SANESUL
11/07/2016 17:00:00    


Seminário foi realizado em São Paulo

Técnicos da Sanesul participaram I Seminário Internacional ‘Controle de Perdas e o Enfrentamento da Escassez Hídrica’, realizado entre os dias 05 e 07 de julho, em São Paulo. O Seminário, organizado pela Câmara Temática de Gestão de Perdas da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, foi o maior encontro do tema realizado na América Latina, com presenças de grandes especialistas mundiais, além de palestrantes brasileiros.

Entre os pontos altos da participação da Sanesul no seminário, foi o conhecimento de diversos pontos de vistas apresentados, novidades, diferenças e semelhanças entre as realidades brasileira e internacional para os problemas enfrentados no setor de saneamento, como os indicadores de perdas reais estabelecidos pela IWA – International Water Association, os avanços recentes nos conceitos e práticas às perdas aparentes, a regulação e análises econômico-financeiras. A missão da Sanesul foi composta pelos gerentes regionais de Dourados, Paulo Nepomuceno e Nova Andradina, Jair Ribeiro, pelo gerente Comercial, Onofre Assis de Souza e gerente de Sistemas de Abastecimento de Água, Elthon Santos Teixeira e pela assessora da Diretoria Comercial e de Operações, Sara Maciel.

A redução das perdas de água tratada é uma das diretrizes da Sanesul, que consta no Plano de Metas da Empresa estipulado junto ao Governo do Estado.

“Essa iniciativa é muito importante”, afirmou Onofre Assis. Segundo ele, o Brasil precisa trabalhar e enfrentar esse problema das perdas. “Não em razão da crise hídrica que foi estabelecida na região Sudeste, mas sim pela necessidade de você ter um programa, pela importância que a água tem na qualidade de vida da população. Então, o tema é extremamente oportuno”, complementou. “Parabenizo a ABES pelo evento, por trazer e sensibilizar todas as companhias de saneamento do Brasil a estarem participando do evento, e discutir esse assunto que, seja em maior ou em menor proporção, é uma questão inerente a todas as companhias brasileiras.”

De acordo com o gerente Elthon Santos Teixeira, a iniciativa da Diretoria Comercial e de Operações em enviar os técnicos da Empresa para participarem do evento foi muito importante no sentido de melhorar a tomada de decisão das áreas no que tange ao combate às perdas. “O que achei mais interessante foram as apresentações dos estudos de casos que aconteceram em outras companhias, em que pudemos comparar com o que é feito na Sanesul e verificar melhorias nos processos de controle de perdas”, destacou.

“O evento vem completar aquilo que a gente já está fazendo, com novas perspectivas de melhorias e novas ferramentas que nós acabamos de conhecer”, completou o gerente regional Jair Ribeiro de Oliveira.

“Vimos que um dos trabalhos prioritários para as companhias é o combate às perdas de água tratada, temos que diminuir o tempo para atender a reclamação do cliente, diminuir o tempo do reparo, e acredito ser importante também a reativação da pitometria na Sanesul, técnica usada para se medir pressão e vazão de água nas tubulações, além de aprofundar os estudos da mecânica dos fluidos, para entender como a água transita na tubulação e assim garantir mais eficiência”, disse o gerente regional de Dourados, Paulo Nepomuceno.

Para Sara Maciel, foi uma oportunidade ímpar de conhecer iniciativas de países como África do Sul, Portugal, Colômbia, Inglaterra e agregar métodos de trabalho para desenvolver e aplicar a realidade da Sanesul.

Entre os palestrantes, especialistas de todo o mundo sobre o tema

“Quanto a crise hídrica, foi possível conhecer o que foi e ainda está sendo feito. Em Mato Grosso do Sul temos riqueza de recursos hídricos, mas é importante estarmos atualizados no que está acontecendo”.

“Sobre os índices de perdas, a Sanesul está no ranking junto com o melhores, mas não podemos descuidar. O que fica é que o combate deve ser rotina, um trabalho diário, de formiguinha, que envolve e é de responsabilidade de todos os setores da Empresa, do nível gerencial até o executivo, desde quem especifica a compra de materiais, quem compra, até quem capacita os trabalhadores que atuarão em campo”, concluiu Sara Maciel.

Ligações de água em áreas invadidas também foi um dos temas tratados

Segundo Nepomuceno, as ligações de água em áreas invadidas também foi um dos importantes assuntos discutidos no Seminário. “Estamos começando a executar aqui em Mato Grosso do Sul o trabalho executado pela Sabesp em São Paulo. Em Dourados, temos áreas invadidas com quase 900 ligações, que geram risco de contaminação e aumentam o número de vazamentos”, pontuou.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo está fazendo a ligação de água de milhares de famílias que vivem em áreas informais. A iniciativa pretende diminuir as perdas com vazamentos, já que as mangueiras puxadas para levar a água até esses imóveis costumam sofrer com furos constantes, que podem inclusive permitir a entrada de sujeira e para evitar que os moradores continuem ficando doentes com a água contaminada.

De acordo com a Sabesp, estão sendo feitas as ações em terrenos públicos que pertençam às prefeituras, por exemplo. Nesses casos, a companhia levanta com o município quais dessas áreas informais será urbanizada no futuro, com a construção de moradias populares. Consegue então uma autorização da prefeitura para instalar as redes nesses terrenos que serão regularizados e faz as obras.

 



A Sanesul utiliza cookies essenciais e tecnologias compatíveis com a nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados e os Termos Gerais de uso de Sites e Aplicativos. Ao continuar navegando, você está concordando com estas condições, acesse a nossa política de privacidade e o termos gerais de uso.