Sanesul participa de seminário que discutiu inadimplência em tempos de crise no Brasil

Objetivo é a troca de experiências e conhecimento de novas ações que estão sendo implementadas em outras empresas brasileiras
23/05/2016 11:53:00

Gerente Comercial da Sanesul participou do Seminário

Visando trocar experiências e conhecer novas ações que estão sendo implementadas em outras empresas brasileiras para driblar a inadimplência durante a crise econômica pela qual passa o país, o gerente comercial da Sanesul, Onofre Assis Souza e o gestor de processo de arrecadação, Walmir Lino, participaram do seminário “Estratégia de Recuperação de Crédito – Como Reduzir a Inadimplência em Tempos de Crise. O evento foi realizado em São Paulo, no dia 12 de maio, pela Câmara Temática de Prestação de Serviços e Relacionamentos com clientes do Saneamento realizado em São Paulo.

A Sanesul implantou diversas ações de combate à inadimplência e reduziu os índices para cerca de 3,7% ao mês. No entanto, é fundamental para a Empresa participar do debate em torno de um tema tão presente na atualidade dos serviços e dos negócios em geral no Brasil.

Onofre destaca que é preciso buscar estratégias que reflitam o quão essenciais são os serviços prestados pela Sanesul, explicar aos clientes a importância do pagamento em dia da conta de água e esgoto para que a Empresa possa fazer novos investimentos e melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

"Algumas empresas participantes destacaram estratégias de cobrança multicanal, via e-mail, mensagens de texto no celular, entre outros, mas achei muito interessante o debate sobre as diferentes estratégias de abordagem de acordo com o perfil do cliente.  É importante fazer a segmentação por contrato, por tamanho da dívida, de acordo com o tempo de atraso do pagamento. Temos que entender as necessidades dos clientes, entender o porquê da inadimplência, as dificuldades pelos quais os clientes passam", destacou o gerente comercial da Sanesul.

Neste sentido, de acordo com Onofre, a palestra da coordenadora adjunta da Câmara e diretora de projetos da Deep – Desenvolvimento e Envolvimento Estratégico de Pessoas e Clientes, Juliana Almeida Dutra, foi esclarecedora, porque abordou o futuro da cobrança em áreas de baixa renda – tecnologia, modelo de negócio e novo repertório.

Evento reuniu empresas que têm grande impacto com a inadimplência

“Ela falou sobre a forma de se relacionar com o cliente antes dele deixar de pagar, que está estudando a forma de recuperar diversos tipos de pagamento que o cliente deixou de fazer e valorizar o serviço prestado pelas empresas. É um trabalho de longo prazo que tende a dar ótimos resultados", afirmou Onofre Souza.

No Brasil, como explicou Juliana, 40,37% da população é considerada de baixa renda com renda familiar entre R$648,00 e R$3.890,00 por mês. “Os consumidores de áreas de baixa renda foram estudados para entendermos o comprometimento da renda fixa e entender o limite de comprometimento e endividamento dessas pessoas que gira em torno de 15% a 35%. A baixa renda é definida não só pelo quanto a pessoa ganha, mas pelo valor, cultura, estilo de vida e hábitos de consumo. Há uma ordem de prioridades ao fazer pagamentos de acordo com as necessidades e vontades.”

Juliana contou ainda que nos programas desenvolvidos com foco nesse público são adotadas medidas para diminuir a inadimplência com financiamento da dívida e acompanhamento social. “Colocamos à disposição do consumidor um medidor pré-pago para o cliente controlar a meta de consumo e o valor de quanto pode gastar.”

Para a coordenadora da Câmara, Samanta Tavares de Souza, o objetivo do encontro foi plenamente atingido. “Trouxemos diversos olhares para o mesmo tema, o que propiciou aos participantes uma visão abrangente, o que promoverá melhorias nos processos de cobrança no mercado do saneamento, sempre buscando bons resultados com vistas na expansão e melhoria da qualidade dos serviços prestados.”

O evento reuniu empresas que têm grande reflexo no impacto da inadimplência nacional nos setores de varejo, energia elétrica, água e gás, entre outros. O seminário teve abertura do presidente nacional da ABES ( Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ), Dante Ragazzi Pauli, e contou com diversos palestrantes, entre eles o economista Rogério César de Souza, professor do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP e o presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Jerson Kelman.